Minha conta
    Saiba como uma licença-maternidade salvou a realização de Toy Story 2

    Viu! As leis trabalhistas são importantes.

    Divulgação/Pixar

    Para além do que vemos na frente das câmeras, Toy Story 2 possui uma ótima história de bastidores. Na época que o filme estava sendo produzido, um funcionário da Pixar quase fez a sequência ir por água abaixo quando deletou praticamente todos os arquivos do longa. Quando o diretor técnico de produção, Oren Jacob, estava quase exclamando "Deu ruim!", o dia foi salvo pela licença-maternidade de uma integrante da equipe.

    Revelada nos materiais extras do Blu-ray do filme, a história começa da seguinte forma: Jacob estava com a pasta onde ficavam os arquivos de Toy Story 2 aberta, quando percebeu que o conteúdo estava desaparecendo aos poucos, desde modelos de personagens até cenas completas. Provavelmente com certo desespero, ele ligou para equipe técnica pedindo o desligamento da máquina que armazenava o material.

    "Quando religamos tudo, fui verificar os arquivos e percebi: 'Nossa. A maior parte do filme já era'", disse Jacob, que em seguida relembrou que tudo começou porque um funcionário desastrado executou um comando errado na máquina.

    Se você está se perguntando, "Mas e os backups? Pois uma produção desse porte deve ter várias cópias de segurança", aí vai a bomba. Quando a equipe foi vasculhar o material reserva, perceberam que vários arquivos estavam corrompidos e que a versão mais recente que poderia ser aproveitada estava obsoleta. Segundo Galyn Susman, outra diretora técnica da produção, seria preciso um ano de trabalho com uma equipe de 20 a 30 funcionários para recuperar o que havia sido perdido.

    Eis então que surge o milagre na forma de uma licença-maternidade. Susman, estava cuidando do seu bebê recém-nascido quando tudo aconteceu. Por estar em casa, ela semanalmente copiava os arquivos do filme para o seu computador, para conseguir acompanhar a evolução do projeto à distância. Portanto, agradeçam ao Eli, filho de Susman, pelo fato de poderem assistir a Toy Story 2.

    "Pegamos a máquina [da Galyn], embrulhamos em cobertores e travesseiros, colocamos no carro com o cinto de segurança e levamos para o estúdio. Ligamos a máquina e... 'Olha só, aí está nosso filme'", relembrou Jacob.

    Iniciada em 1995 com Toy Story - Um Mundo de Aventuras, a franquia irá ganhar um quarto capítulo, Toy Story 4. O projeto vem passando por turbulências, mas mantém sua data de lançamento para o dia 21 de junho de 2019.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top