Minha conta
    Rede de cinemas dos Estados Unidos vai construir centros exibidores de filmes em realidade virtual

    A AMC vai investir pesado no futuro da sétima arte.

    Antigamente, na época em que a indústria cinematográfica ainda estava em seus primórdios nos Estados Unidos, era muito comum que os grandes estúdios tivessem suas próprias salas de cinema. Entretanto, buscando acabar com o vasto monopólio de companhias como a Fox e a Warner sobre o mercado, uma lei foi aprovada para que as produtoras se encarregassem apenas da realização e distribuição de seus filmes, deixando a exibição para as redes de cinema que vieram a se estabelecer nos anos seguintes.

    Este panorama, no entanto, está prestes a mudar. Segundo a Variety, a AMC, uma das maiores exibidoras cinematográficas do mundo, investiu US$ 20 milhões na Dreamscape Immersive, companhia especializada na produção de obras em realidade virtual, formato considerado por muitos como o futuro da sétima arte. E como parte da parceria firmada entre as duas empresas, seis centros de exibição de filmes em RV serão construídos em Los Angeles — sem contar com o multiplex anunciado anteriormente pela Dreamscape, que transformará as salas de um shopping da cidade. A previsão de inauguração para os novos espaços exibidores é para o segundo semestre de 2018.

    "A AMC tem um longo histórico de inovação no âmbito do circuito exibidor. O negócio das salas de cinema e da realidade virtual têm muito em comum em relação ao conteúdo [...] Estamos otimistas em relação ao potencial da realidade virtual", declarou John McDonald, vice-presidente executivo da AMC, que pretende impactar profundamente o mercado exibidor. Ainda que a tecnologia da realidade virtual — e sua exibição, que, no momento, continua dependendo de óculos e fones de ouvido especiais e da imobilidade do espectador — permaneça em fase de desenvolvimento, grandes festivais ao redor do mundo — como o de Cannes, de Veneza e o do Rio — vêm incluindo produções em RV em suas seleções oficiais, demonstrando o potencial do novo formato.

    McDonald afirmou ainda que a AMC também pretende lançar complexos exibidores de realidade virtual em IMAX, como forma de aprofundar a iniciativa da companhia. Além da rede de cinemas, grandes produtoras como as supracitadas Fox e Warner já investiram na nova tecnologia e pesos-pesados da sétima arte — como o diretor Steven Spielberg e o compositor Hans Zimmer — estão muito interessados nas possibilidades narrativas e comerciais que serão abertas pela introdução da realidade virtual em maior escala no mercado.

    E você, gostaria de ver uma iniciativa dessas no Brasil ou prefere curtir a sétima arte em seu estado "natural"? Será que a experiência em realidade virtual vai substituir a forma tradicional? É preciso esperar para ver. O que é certo é que o futuro, definitivamente, está cada vez mais perto de nós.

    Na verdade, ele talvez já esteja batendo à nossa porta.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Multiplex com realidade virtual será lançado ainda neste ano
    Comentários
    Back to Top