Minha conta
    Salma Hayek inicia campanha de financiamento coletivo para ajudar vítimas do terremoto que atingiu o México

    A atriz conta com o apoio da UNICEF.

    Matt Winkelmeyer/Getty Images

    Normalmente utilizados como forma de angariar fundos para projetos artísticos e/ou aplicativos em geral, os sistemas de crowdfunding também podem ajudar a salvar vidas. Por isso, com o suporte da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a atriz Salma Hayek (Dupla Explosiva) decidiu iniciar uma campanha para ajudar as vítimas do trágico terremoto que atingiu o México na última terça-feira, dia 19.

    "Depois do terremoto de 1985, eu fui evacuada do meu prédio. Muitos amigos morreram, incluindo um tio que era muito próximo. Vivi as consequências de um desastre dessa magnitude e é aterrorizante. Estou iniciando um Crowdrise [campanha de financiamento coletivo] para reunir fundos para ajudar as famílias que estão passando por esse pesadelo no momento no México. Imploro a vocês, para os seus corações, para a bondade dos seus corações, para as suas compaixões, para que ajudem com qualquer quantia que vocês possam dar. Isto fará uma grande diferença. Para começar, vou dobrar os US$ 100 mil que já foram doados", declarou a indicada ao Oscar por Frida no vídeo de divulgação da campanha — clique aqui para acessar o site oficial.

    No momento, a iniciativa já arrecadou quase US$ 400 mil para auxiliar os sobreviventes da trágedia. O sismo, que atingiu 7,1 pontos na escala Richter — medida utilizada para quantificar a potência de um abalo do tipo cujo máximo é 10 —, deixou mais de 2 mil feridos e aproximadamente 286 vítimas. Por estar localizado sobre cinco placas tectônicas, o México é altamente suscetível à ocorrência de terremotos. Na verdade, a fricção e o encontro destas porções da crosta terrestre provocam sismos imperceptíveis diariamente.

    Dessa vez, no entanto, as coisas foram diferentes. Segundo reportagem do El País, muitos mexicanos declararam que este foi o terremoto que "mais sentiram". E vale lembrar que, infelizmente, esta não é a primeira vez em que um tremor de proporções inimagináveis atinge o México. Como apontou Hayek, o país foi assolado por um desastre natural da mesma espécie há 32 anos, quando mais de 10 mil pessoas perderam suas vidas.

    Além da atriz, várias outras personalidades também utilizaram a internet e as redes sociais para enviar suas condolências ao povo mexicano e clamar por ajuda, tais como o cineasta Guillermo del Toro (A Forma da Água), o premiado fotógrafo Emmanuel Lubezki (O Regresso) — dois dos maiores artistas do país governado por Enrique Peña Nieto — e a autora e roteirista J.K. Rowling (Animais Fantásticos e Onde Habitam).

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top