Minha conta
    "Notícias falsas se tornaram arma política", afirma o diretor do documentário Fake News - Baseado em Fatos Reais (Entrevista)

    Equipe do programa jornalístico Que Mundo É Esse? está lançando um novo projeto na Globo News.

    TVGlobo

    Que atire a primeira pedra quem nunca viu um parente compartilhar umas notícias bem absurdas através das redes sociais... As famosas 'Fake News' se tornaram fenômeno, mas tem consequências bem maiores do que enganar aquela sua tia meio perdida na internet.

    As notícias falsas já conseguiram influenciar grandes momentos políticos mundiais, como a saída do Reino Unido da União Europeia e o resultado das últimas eleições norte-americanas. Este é o foco de Fake News - Baseado em Fatos Reais, novo documentário produzido pela equipe do programa Que Mundo É Esse?, que o AdoroCinema teve a chance de conferir durante um evento exclusivo para a imprensa.

    Nele, Rodrigo Cebrian, André Fran e Felipe UFO viajaram o mundo para entender as origens desta polêmica mania midiática. A jornada passa por Estados Unidos, Rússia e Inglaterra, porém o grande clímax acontece no lugar mais inusitado da lista: a Macedônia. Eles conseguiram entrevistar um dos “Veles Boys”, jovens locais que construiram sites com notícias falsas populares nos EUA durante a disputa entre Donald Trump e Hillary Clinton.

    E encontrar tal adolescente foi justamente o maior desafio desta jornada. "Nosso medo era conseguir não falar com ele. Nós chegamos na Macedônia e não tinhamos informações de nosso contato fazia dois dias. Vocês vão ver um sufoco no documentário que não foi fake", revelou Fran, enquanto Cebrian completa: "Fomos até com uma equipe menor, pois não sabiamos se ia dar certo ou quanto tempo ia precisar. Foi um jornalismo investigativo mesmo."

    É curioso pensar como um jovem de apenas 19 anos, com aparência simples, vindo de uma cidade pobre, que mexe em seu cabelo quando está nervoso, pode ter influenciado no governo de um dos países mais poderosos do mundo. "Era tanto absurdo que eles escreviam, parecia um Sensacionalista (popular página de comédia), mas sem avisar que era paródia. De uma certa maneira, é preocupante, pois até ver o estrago que determinada história fez, ela já virou verdade no botequim. Ao mesmo tempo, até onde você pode realmente colocar a culpa de que tal notícia mudou a opinião de alguém?", brinca e questiona Rodrigo.

    Já André explica como, aparentemente, os 'Veles Boys' não seguem uma ideologia específica. Só estão fazendo isso para superar dificuldades financeiras: "Foi uma tempestade perfeita. As leis locais não permitem que menores de idade trabalhem. Vivem uma crise ecônomica, então tinha muita gente desempregada. E a Macedônia ainda foi o centro de mão de obra tecnológica barata."

    Nós não estamos fora dessa... Segundo estudo da Universidade de São Paulo, cerca de 12 milhões de pessoas compartilham notícias falsas sobre política no Brasil. Apesar disso, o grupo decidiu não colocar o país no documentário, para fugir de debates com a dualidade política atual. "Nossa missão mesmo era encontrar os 'Veles Boys'. Todos os programas que fazemos têm essa tendência de não trazer os assuntos para cá. É natural tentar estabelecer um link com sua realidade na narrativa, mas tentamos não fazer de maneira literal", explica Rodrigo.

    A grande questão é que as notícias falsas não são novidades, relembra Fran. Durante toda a história, diferentes grupos usaram apelo emocional ou reforço de crenças para atrair audiência. A situação só ganhou outros níveis por conta da internet: "'Fake News' sempre existiram. Só que, hoje em dia, se tornou arma política. Tem vários aspectos envolvidos: educação, tecnologia, acesso à informação. É um fenômeno que a gente vai ter que aprender a lidar como espectador; além de analisar quais são nossos mecanismos eticos como comunicador."

    Se colocamos filtros em nossas redes sociais, será que era só uma questão de tempo disso chegar ao jornalismo? Talvez, a nova função de um jornalista não seja simplesmente buscar a verdade. Agora, ele precisa investigar a verdade por trás da mentira... Fake News - Baseado em Fatos Reais será exibido pela Globo News no dia 30 de setembro, às 20h05.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top