Minha conta
    Invasão alienígena narrada por Orson Welles vai virar filme

    O dia em que o cineasta enganou o mundo ao ler Guerra dos Mundos no rádio.

    Na véspera do Dia das Bruxas de 1938, os alienígenas invadiram a Terra. Assim que a população soube que se encontrava em perigo, o pânico instalou-se nos quatro cantos dos Estados Unidos. Mas o que poucas pessoas sabiam é que a notícia era, na verdade, pura obra da ficção — e a história desta falsa reportagem, escrita e narrada pelo então jovem e desconhecido Orson Welles, finalmente vai virar filme.

    Segundo o Tracking-Board, We Interrupt This Program vai narrar a proeza de Welles, que tinha 23 anos de idade na época e ainda não havia feito sua estreia no cinema. Decidido a enganar o mundo e a explorar os limites entre a verdade e a ficção — uma constante em sua carreira na sétima arte, desde o seu bem-sucedido filme de estreia ao documentário Verdades e Mentiras, onde o realizador se auto-declara como um ilusionista —, o cineasta adaptou a trama de "Guerra dos Mundos", romance de ficção científica de H. G. Wells, como um noticiário realista.

    Além de instaurar um clima de medo e terror, o programa — parte da antologia radiofônica "The Mercury Theater on the Air", protagonizada pela companhia de teatro de Welles —, provocou uma reação raivosa da mídia impressa e do jornalismo tradicional; foi condenado por figuras públicas; e, por fim, tornou-se uma verdadeira lenda da cultura pop, sedimentando o nome de Welles como dramaturgo. Dois anos depois, ele lançaria Cidadão Kane, modificando a história do cinema para sempre.

    No momento, não há nenhum diretor cotado para assumir o projeto e ainda não se sabe como o projeto vai explorar a obra literária de Wells — adaptada algumas vezes para as telonas, inclusive por Steven Spielberg. Será que We Interrupt This Program também vai tentar enganar o público dos cinemas? Ainda não há previsão de estreia, mas as filmagens devem começar já no ano que vem.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top