Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Festival de Brasília 2017: Críticas à censura e defesa de incentivos dão o tom na primeira noite de competição
    Por Lucas Salgado — 17/09/2017 às 13:15
    facebook Tweet

    Vazante e Música para Quando as Luzes se Apagam foram os longas em exibição.

    Rômulo Juracy

    A primeira noite de exibição da mostra competitiva do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro ratificou o caráter político do evento. Vários dos discursos no palco do Cine Brasília chamaram a atenção para a onda de censuras que temos vivido no país recentemente, iniciada com o fim da exposição Queermuseu em Porto Alegre e que se seguiu com obras retiradas de outras exposições e até uma peça cancelada após protestos diante do fato de que trazia Jesus Cristo representado como uma mulher trans. Os fatos foram mencionados em boa parte das apresentações, que reforçaram sempre o caráter transgressor da arte.

    Outro ponto defendido nas falas dos convidados do evento foram as leis de incentivo à cultura. A produtora Sara Silveira, de Vazante, lembrou que o cinema brasileiro contou com representantes nos principais festivais de cinema do mundo em 2017 e que este bom momento deveria ser seguido de mais investimento. Ela pediu ainda pela salvação da Lei do Audiovisual, que ainda não foi renovada e que, por enquanto, encerra sua vigência no final deste ano.

    A noite de sessões foi prejudicada por uma seleção pesada que incluiu três curtas e dois longas. Todas as demais noites da competitiva contarão apenas com um curta e um longa. Era de se esperar que as produções fossem melhor distribuídas ao longo dos dias, ainda mais que dois dos curtas exibidos possuíam mais de 20 minutos de duração. Também não ajudou o fato de que houve um atraso de mais de uma hora para o início das sessões oficiais, o que fez o último filme acabar pouco antes de 1h da manhã.

    Para abrir a noite, foram escolhidos os curtas O Peixe Nada. O primeiro, de Pernambuco, apresenta uma série de pescadores que seguem a proposta de abraçarem os peixes que acabaram de pescar nos instantes antes de suas mortes. Levanta um debate sobre a relação do homem com o animal, de certa forma celebra a pesca para o consumo próprio e mostra um respeito entre presa e caçador. Ainda assim, é prejudicado pela duração exagerada e repetição da ideia. Já o segundo, de Minas Gerais, conta a história de uma jovem que não tem planos para o vestibular. Ela que apenas não fazer nada, o que perturba seus pais e professores. Há um elemento musical interessante, mas o filme acaba por tornar sua personagem antipática ao julgar algumas de suas atitudes.

    Já o primeiro longa da noite foi Música Para Quando as Luzes se Apagam, filme de estreia como diretor de Ismael Caneppele, roteirista de Os Famosos e os Duendes da Morte. O filme é repleto de boas intenções e levanta temas importantes envolvendo a questão de gênero, mas a execução é pobre e pouco inspirada.

    A mostra competitiva seguiu com o curta paulista Peripatético, que lembra o período de maio de 2006, quando a resposta policial aos ataques do PCC acabaram com as mortes de muitos civis nas periferias de São Paulo. É uma obra tematicamente interessante, mas que também sofre no desenvolvimento da mise-en-scène.

    A noite terminou com a exibição de Vazante, bom filme de Daniela Thomas (foto acima), que busca um resgate histórico de um período brutal da história brasileira. A impecável fotografia em preto e branco é o grande atrativo da obra.

    Críticas dos filmes do Festival de Brasília

    Não Devore Meu Coração

    Música Para Quando as Luzes se Apagam

    Baronesa

    Meu Corpo é Político

    Vazante

    Pendular

    O AdoroCinema viajou a convite da organização do evento.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Confira o filme nos cinemas
    O Grito Trailer Legendado
    Para Todos Os Garotos: PS. Ainda Amo Você Trailer (2) Legendado
    Parasita Trailer Legendado
    Dolittle Trailer Dublado
    After - Depois da Verdade Teaser Legendado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Festivais e premiações
    Motivos pelos quais Sonic - O Filme e o personagem prometem conquistar nossos corações
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
    A vitória de Parasita no Oscar significa mais do que você percebeu (Opinião)
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    domingo, 16 de fevereiro de 2020
    Oscar 2020: Relembre momentos marcantes da história da Academia
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
    Oscar 2020: Relembre momentos marcantes da história da Academia
    Oscar 2020: Academia explica ausência de Luke Perry e Cameron Boyce no segmento "In Memoriam"
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
    Oscar 2020: Academia explica ausência de Luke Perry e Cameron Boyce no segmento "In Memoriam"
    Últimas notícias de cinema Festivais e premiações
    Melhores filmes em cartaz
    Parasita
    Parasita
    4,3
    Diretor: Bong Joon Ho
    Elenco: Song Kang-Ho, Woo-sik Choi, Park So-Dam
    Trailer
    Bad Boys para Sempre
    Bad Boys para Sempre
    4,3
    Diretor: Adil El Arbi, Bilall Fallah
    Elenco: Will Smith, Martin Lawrence, Vanessa Hudgens
    Trailer
    1917
    1917
    4,3
    Diretor: Sam Mendes
    Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong
    Trailer
    Jojo Rabbit
    4,3
    Diretor: Taika Waititi
    Elenco: Roman Griffin Davis, Thomasin McKenzie, Scarlett Johansson
    Trailer
    Minha Mãe É uma Peça 3
    4,2
    Diretor: Susana Garcia
    Elenco: Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier
    Trailer
    Frozen 2
    4,1
    Diretor: Jennifer Lee, Chris Buck
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top