Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Oscar 2018: Logan é o primeiro filme a se candidatar à premiação
    Por Renato Furtado — 15/09/2017 às 14:15
    facebook Tweet

    Os primeiros serão os primeiros?

    Como de costume, o encerramento dos festivais de Toronto, Veneza e Telluride marca um momento crítico no calendário cinematográfico: a partir de agora, todas as atenções se voltam para o Oscar. Apostando alto, os responsáveis por Logan não perderam tempo e deram o pontapé inicial na competição: o filme de James Mangold (Os Indomáveis) é, oficialmente, o primeiro pré-candidato aos troféus da premiação.

    A decisão da Fox de enviar o screener (DVD destinado à apreciação dos membros de um júri ou de uma academia de cinema) de Logan antes de todo e qualquer futuro concorrente demonstra que o estúdio confia muito no potencial do último filme de Hugh Jackman como Wolverine. Mais violento, dramático, contundente e fiel à essência do mutante, Logan conquistou as plateias internacionais — aproximadamente US$ 616 milhões arrecadados ao redor do mundo — e caiu nas graças dos críticos. Desse modo, a seriedade da resolução da Fox e o sucesso universal fazem com que o filme tenha, sim, chances no Oscar.

    Por outro lado, apesar de ser muito distinta da média do gênero em termos narrativos, a obra de Mangold continua sendo um filme de super-herói. Ainda que a Academia tenha se renovado bastante nos últimos anos com o objetivo de compor uma organização mais diversa, boa parte dos votantes são associados antigos e conservadores, que podem não ter intenção alguma de nomear um filme de super-herói às principais categorias do Oscar. Historicamente, as produções do gênero são indicadas apenas às categorias técnicas, especialmente no âmbito dos efeitos visuais e especiais. Desse modo, Logan terá que superar muitas barreiras para convencer os membros mais "tradicionais" de que é material de Oscar.

    Vale lembrar, ainda, que a Fox não é a única produtora que fará uma campanha massiva para seus blockbusters — além de Logan, o estúdio já anunciou que promoverá Planeta dos Macacos: A Guerra de olho nos principais troféus da temporada de premiações. No final do mês de julho, um boato ganhou força nos bastidores do mundo do cinema: a Warner estaria planejando uma campanha promocional pesada para credenciar Mulher-Maravilha ao Oscar 2018, apostando principalmente em Patty Jenkins — que, recentemente, fechou contrato para dirigir a sequência — como Melhor Diretora e Gal Gadot como Melhor Atriz.

    E aí, o que você acha? Filmes como Logan e Mulher-Maravilha têm uma chance na premiação da Academia ou eles não conseguirão passar dos estágios preliminares de votação? Será que se a Academia ultrapassar suas costumeiras preferências e abrir espaço para longas como o elogiado suspense Corra! — o screener da obra de Jordan Peele deve ser enviado nos próximos dias —, também sobrarão vagas para os filmes de super-heróis? É preciso esperar para ver — e, aos fãs de Logan, resta ficar na torcida.

    Coestrelado por Dafne Keen, Patrick Stewart e Boyd Holbrook, Logan transporta o Wolverine para o ano de 2029, onde um dos mais icônicos personagens da Marvel precisará enfrentar o maior e mais perigoso desafio de sua vida. Confira aqui a crítica 5 estrelas do AdoroCinema para Logan!

    Logan - Entrevista Exclusiva Hugh Jackman

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Assista ao trailer legendado
    Confira o filme nos cinemas
    O Grito Trailer Legendado
    Para Todos Os Garotos: PS. Ainda Amo Você Trailer (2) Legendado
    Parasita Trailer Legendado
    Dolittle Trailer Dublado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Festivais e premiações
    O Chamado da Floresta: Tudo que você precisa saber antes de assistir ao filme nos cinemas
    NOTÍCIAS - Lançamentos
    segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
    Festival de Berlim 2020: Em sessão de estreia, Meu Nome é Bagdá arranca longa salva de palmas do público
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
    Festival de Berlim 2020: Em sessão de estreia, Meu Nome é Bagdá arranca longa salva de palmas do público
    Festival de Berlim 2020: "Estamos em um momento de simplificação de questões pela simples oposição", afirmam diretores de Todos os Mortos (Entrevista exclusiva)
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
    Festival de Berlim 2020: "Estamos em um momento de simplificação de questões pela simples oposição", afirmam diretores de Todos os Mortos (Entrevista exclusiva)
    Últimas notícias de cinema Festivais e premiações
    Melhores filmes em cartaz
    Bad Boys para Sempre
    Bad Boys para Sempre
    4,3
    Diretor: Adil El Arbi, Bilall Fallah
    Elenco: Will Smith, Martin Lawrence, Vanessa Hudgens
    Trailer
    1917
    1917
    4,3
    Diretor: Sam Mendes
    Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong
    Trailer
    Parasita
    Parasita
    4,3
    Diretor: Bong Joon Ho
    Elenco: Song Kang-Ho, Woo-sik Choi, Park So-Dam
    Trailer
    Minha Mãe É uma Peça 3
    4,2
    Diretor: Susana Garcia
    Elenco: Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier
    Trailer
    Sonic - O Filme
    4,2
    Diretor: Jeff Fowler
    Elenco: Jim Carrey, James Marsden, Tika Sumpter
    Trailer
    Um Espião Animal
    3,6
    Diretor: Nick Bruno, Troy Quane
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top