Minha conta
    Festival de Toronto 2017: The Shape of Water, de Guillermo del Toro, acumula 100% de aprovação no Rotten Tomatoes

    Filme venceu Veneza e convenceu o Canadá.

    Divulgação

    A carreira The Shape of Water acabou de começar. A nova produção de Guillermo del Toro foi exibida pela primeira vez no prestigioso Festival de Veneza, em 31 de julho, de onde saiu com o Leão de Ouro de melhor filme. Em seguida, o longa teve sua estreia norte-americana no Festival de Telluride. E o sucesso foi confirmado no Festival de Toronto (TIFF), plataforma para a corrida do Oscar.

    Por enquanto, The Shape of Water conta com 100% de aprovação da crítica especializada contabilizada pelo site Rotten Tomatoes. E, embora a tendência seja sempre de queda dessa porcentagem à medida em que o filme ganha o mundo (tendência, não exatamente certeza), a nota é baseada, até o momento, em 29 textos contabilizados no portal, incluindo as principais publicações. Não é pouco.

    Divulgação

    Baseado em uma ideia original do próprio del Toro passada no contexto da Guerra Fria, o filme conta a história da relação entre a faxineira muda Elisa Esposito (Sally Hawkins) e o “monstro” capturado pelo governo dos Estados Unidos nos confins da América do Sul (interpretado subcutaneamente por Doug Jones). Quando a vida da criatura é ameaçada pelo agente federal Richard Strickland (Michael Shannon), Eliza reúne os amigos Giles (Richard Jenkins) e Zelda (Octavia Spencer) para ajudá-la a salvá-lo.

    "Guillermo del Toro usa todas a ferramentas do cinema para criar um universo mágico, cheio de alegorias, que ilumina aqueles que não se encaixam", atestou a crítica do AdoroCinema (completa aqui) na cobertura do Toronto International Film Festival. “Um filme autoral de excêntrica imaginação, arrebatador, que derrama arte, empatia e sensualidade a partir de cada poro aberto”, diz o texto da Variety.

    Divulgação

    Para o crítico do The Hollywood Reporter, “um conto de fadas soturno apoiado amorosamente na magia dos filmes antigos e na hipnótica imagem aquática, esse cativante filme de monstro combina um retrato da corrupção moral dos EUA no início dos anos 1960 com uma história de amor e amizade”.

    O Daily Mail (também) destacou a performance de Sally Hawkins: “É difícil superar o quão boa Hawkins está nesse papel. A fala é a arma mais potente para um ator, mas ela dá uma aula de como se mover e encantar a plateia sem precisar emitir voz”. “A obra-prima de Guillermo del Toro”, resumiu o JoBlo's.

    Com tantos elogios, The Shape of Water - previsto para estrear só em 11 de janeiro de 2018 no Brasil - tem tudo para ser um dos filmes mais lembrados na corrida ao próximo Oscar. E ai da Academia de Hollywood se deixar Sally Hawkins de fora dessa festa.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top