Minha conta
    Planeta dos Macacos: A Guerra receberá campanha massiva para se candidatar ao prêmio de Melhor Filme no Oscar

    Segundo o produtor do longa, é chegada a hora de tentar.

    Aprovado pelos críticos e pelo público — quase US$ 360 milhões arrecadados nas bilheterias ao redor do mundo —, Planeta dos Macacos: A Guerra conclui a elogiada trilogia de forma espetacular. Por isso, a Fox, estúdio responsável pelo filme de Matt Reeves (The Batman) está muito esperançosa e decidiu lançar uma massiva campanha promocional para impulsionar A Guerra para o Oscar 2018.

    A companhia deve focar principalmente nas maiores categorias paralelas — como Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Design de Produção/Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Montagem —, como plataforma para tentar atingir seu grande objetivo: credenciar A Guerra à disputa pelo troféu de Melhor Filme. Se a campanha for bem-sucedida, o blockbuster será o primeiro da franquia a ser indicado ao maior prêmio do Oscar — até agora, a franquia só foi nomeada em quatro ocasiões, desde O Planeta dos Macacos de 1968: Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais (duas vezes).

    "Estou incrivelmente orgulhoso deste filme e realmente acredito que em toda e qualquer medida narrativa, de desenvolvimento de personagens, impulso dramático ou aspecto épico, este é um filme extraordinário [...] Este filme foi certamente feito com o mesmo nível de ambição, cuidado e atenção dos melhores filmes que já produzi. Acho que chegamos em um ponto em que temos uma boa chance porque acho que, em termos de cinema, na minha opinião, A Guerra é tão impressionante quanto tudo que já foi lançado neste ano", declarou o produtor Peter Chernin em entrevista ao Deadline.

    Mas para ter sucesso, os esforços da Fox terão que passar por cima das tendências da Academia, que, historicamente, não dá atenção a blockbusters ou longas situados fora do território dos dramas (como comédias e filmes de terror, por exemplo). Assim, A Guerra, repleto de ação e aventura, como filme do verão estadunidense que é, terá que ultrapassar os preconceitos dos membros da Academia do Oscar para ter alguma chance de adentrar a prestigiada concorrência ao prêmio de Melhor Filme.

    Aos fãs, resta torcer. Vale lembrar que se A Guerra conseguir chamar a atenção dos votantes, Andy Serkis, o protagonista da franquia, pode ter seu trabalho com a tecnologia de captura de movimentos finalmente reconhecido pelo Oscar. A Fox também pretende tentar credenciar o intérprete de César — cujo trabalho nas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit foi completamente esnobado — aos troféus de Melhor Ator do Sindicato de Atores e de outras cerimônias.

    Recentemente, blockbusters como Mad Max: Estrada da Fúria e Avatar tiveram muito sucesso no Oscar, acumulando inúmeros prêmios e indicações. Será que Planeta dos Macacos: A Guerra tem fôlego para enfrentar a longa temporada de campanha do Oscar? O que você acha? Coestrelado por Woody Harrelson e Steve Zahn, Planeta dos Macacos: A Guerra está em cartaz nos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top