Minha conta
    Se O Rei Leão tivesse sido feito hoje em dia, a morte de Mufasa teria sido diferente, diz codiretor

    Rob Minkoff ainda comentou que clássica animação foi um experimento que fugia dos padrões dos filmes anteriores da Disney.

    Se tem uma coisa comum para os filmes e animações da Disney, é o fato de que o personagem principal perdeu ou a mãe ou o pai – geralmente antes mesmo dos eventos mostrados no roteiro começarem.

    Em O Rei Leão, não foi diferente. Porém, Simba perdeu Mufasa quase na metade do filme, em uma cena que fez (e ainda faz) o público chorar. Ou seja, foi algo inédito para a Disney matar um personagem tão importante no decorrer da trama. De acordo com o codiretor Rob Minkoff, todo o processo de fazer clássica animação foi um experimento.

    "É uma instituição do estúdio, certo? Porque não é apenas um filme, é a peça da Broadway, são as sequências e a nova série de TV... Continua. Então, é interessante" disse Minkoff em entrevista ao Collider, relembrando que a história ganhou uma premiada versão teatral, duas sequências – O Rei Leão 2 - O Reino de Simba e O Rei Leão 3: Hakuna Matata – e A Guarda do Leão uma série de TV animada que continua a história.

    "Uma das coisas que [Jon Favreau, diretor do live-action de O Rei Leão] disse, que eu achei realmente fascinante, foi: 'Se fizéssemos este filme pela primeira vez hoje, o estúdio nunca nos permitiria matar a Mufasa do jeito que fizemos' Porque não é na primeira parte do filme."

    E continuou: "Em um filme como Procurando Nemo, a mãe é morta, mas acontece na primeira cena e, em seguida, torna-se um tipo de prólogo, mas não temos nenhum apego emocional. Realmente matar um personagem tão importante quanto Mufasa, no meio do filme, quero dizer literalmente na terceira parte do filme, não é típico. Simplesmente não é o que se faz. Você não necessariamente faz isso. Então, nós fizemos, não pela concepção, mas pelo fato de que não era baseado em algo, e era uma espécie de história original, e ninguém sabia quais eram as regras. Então, dissemos: 'Bem, acho que vamos tentar'".

    Minkoff ainda explicou que a experimentação durou ao longo de toda a produção do filme, criando uma oportunidade para os cineastas deixarem de lado as noções preconcebidas para um filme animado e fazerem coisas mais audaciosas, como a própria morte de Mufasa e o fato de que Timão e Pumba iriam cantar a música romântica "Can You Feel The Love Tonight?" ("Esta Noite o Amor Chegou", em português), mas Elton John não gostou da ideia.

    "Na verdade, Jeffrey Katzenberg [presidente da Disney na época] falou muito sobre Pocahontas e O Rei Leão estarem em produção ao mesmo tempo. Ele disse: 'Pocahontas é Amor, Sublime Amor encontra com Dança com Lobos. O Rei Leão, por outro lado, é um experimento. Então, nós realmente não sabemos'", explicou o cineasta. "Mas o fato de que ele nos permitiu fazer um filme sem precedentes reais, sem fórmula verdadeira... Porque em Hollywood, particularmente, as pessoas adoram uma fórmula, certo? É um guia. Se você entender as regras, é como se fosse o que você deveria fazer. De repente, se você não tem uma fórmula – todo mundo quer uma fórmula, mas se você não tiver, você realmente é forçado a fazer algo diferente."

    "Então [...] foi uma bênção, de verdade, que o filme não foi percebido de certa forma, como uma coisa mais segura. Acho que permitiu que nós experimentássemos. Nós tentamos... Acredite, quer dizer, esse era o clima da nossa produção... Nós tentaríamos tudo. Tudo e qualquer coisa. Tipo, o que vamos fazer aqui? Vamos tentar, porque não há regras."

    O Rei Leão foi relançado em uma edição especial neste mês de agosto nos Estados Unidos. A produção também vai ganhar uma versão live-action prevista para julho de 2019, dirigida por Jon Favreau e com Donald Glover, James Earl Jones, Seth Rogen e Billy Eichner no elenco.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top