Minha conta
    Oscar 2018: Ganhador da Palma de Ouro em Cannes vai disputar vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro

    A Suécia virá com tudo!

    A Suécia não ganha um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desde o último grande filme do lendário Ingmar Bergman, Fanny & Alexander, em 1983. De lá para cá, o país só chegou à lista final da categoria em seis ocasiões. Buscando retomar a trajetória de sucesso na premiação da Academia estadunidense e aproveitar a notoriedade trazida por Um Homem Chamado Ove, indicado no ano passado, a Suécia escolheu The Square, filme ganhador da Palma de Ouro, como seu representante em 2018.

    Escrito e dirigido por Ruben Östlund (seus últimos filmes, Força Maior e De Ofrivilliga, também representaram a Suécia no Oscar), a aclamada — confira aqui a crítica 4,5 estrelas do AdoroCinema — e afiada comédia satiriza as elites do mundo da arte contemporânea através de muito humor negro e situações que beiram o absurdo. Coestrelado por Claes Bang, Elisabeth Moss e Dominic West, o filme também será exibido nos prestigiados festivais de Toronto e Nova Iorque, onde a campanha pela indicação ao Oscar certamente será lançada e propagada intensamente.

    The Square não será o único filme premiado em Cannes a disputar uma vaga na lista final do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Até o momento, o alemão In The Fade — que rendeu a Palma de Ouro de Melhor Atriz a Diane Kruger —, é o único na disputa; no entanto, o russo Loveless (Andrey Zvyagintsev), os franceses 120 Batidas por Minuto (Robin Campillo) e Visages Villages (Agnès Varda & JR), o austríaco Happy End (Michael Haneke), o mexicano Las Hijas de Abril (Michel Franco) e o sul-coreano The Day After (Hong Sang-soo) são fortes candidatos segundo as casas de apostas. Isso sem contar com os grandes destaques que ainda sairão do Festival de Veneza e os egressos de Berlim, por exemplo.

    Östlund, cuja reação após Força Maior não ter sido indicado ao Oscar viralizou na internet, declarou que espera que as coisas sejam melhores dessa vez. Normalmente, os ganhadores da Palma de Ouro não costumam levar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro — a última vez que isso aconteceu foi em 2012, quando Amor, de Michael Haneke, levou os dois troféus para casa. Será que a Suécia e The Square têm chances? O longa ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

    O Oscar 2018, por sua vez, já está marcado: 4 de março. Fique ligado na cobertura completa do AdoroCinema para a maior premiação do mundo cinematográfico.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top