Minha conta
    Ditadura da beleza: Gemma Arterton precisou provar a produtores de cinema que estava fazendo exercícios para emagrecer

    "Eles realmente tentaram me transformar", critica a atriz.

    Esta é uma notícia para quem ainda diz que "não existe machismo" nos dias de hoje.

    A atriz britânica Gemma Arterton, que tem denunciado muitas práticas abusivas contra mulheres em Hollywood, revelou ao Guilty Feminist o tratamento autoritário recebido em Hollywood:

    "Teve um filme em que estávamos no Marrocos, e duas semanas depois do começo das filmagens, disseram: 'Precisamos de um personal trainer imediatamente'. Durante a madrugada, trouxeram alguém de avião, que abandonou a vida dele para estar comigo e ser meu personal trainer".

    Os produtores vigiavam cada escolha de comida: "Eles tiravam as minhas medidas e ligavam para o personal trainer às nove horas da noite, dizendo 'Ela está na academia? Por que não está?'. Um dia, fui pegar damasco no set de filmagem, então o produtor grande e obeso veio me dizer 'Você não vai comer isso, vai?'. Eu disse: 'Quer saber? Vou comer vinte deles, e depois vou para casa, comer tudo que tiver no minibar, e depois vomito tudo'".  

    Ela não revela o título do filme em questão, mas de acordo com a descrição, trata-se provavelmente de Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo (2010).

    É comum atores e atrizes concordarem, por contrato, em perder peso ou modificar o corpo quando o personagem exige tal transformação. Mas o caso relatado pela atriz é alarmante, primeiro por revelar que os exercícios, no caso das mulheres, consistem na maioria das vezes em vê-las mais magras, mesmo quando o papel não o exige.

    Segundo, a história preocupa pelo autoritarismo da produção: é questionável que um produtor tenha o poder de controlar cada pequeno alimento consumido pelo elenco, e que uma atriz tenha sua liberdade restrita em função da aparência física. 

    Caso a produção seja, de fato, Príncipe da Pérsia, não existe qualquer registro de que Jake Gyllenhaal ou outros colegas de elenco tenham recebido o mesmo tratamento.

    Por motivos como este, Arterton tem abandonado as grandes produções de Hollywood e investido em filmes alternativos como Faces de uma Mulher e Sua Melhor História. Ela se junta a Chloe Moretz, Charlize Theron, Cate Blanchett, Jessica Alba, Kate Winslet e Jessica Chastain entre as atrizes que costumam questionar os padrões de beleza na indústria americana.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top