Minha conta
    Cine Ceará 2017: Próximo país homenageado será Colômbia ou Cuba

    Preparativos para a edição do ano que vem.

    O Cine Ceará chegou ao fim na última sexta, 11 de agosto, mas a edição do ano que vem já está em planejamento. É o que avisa Wolney de Oliveira (foto), organizador do evento, que em entrevista exclusiva ao AdoroCinema adiantou que, em 2018, o país homenageado está entre Colômbia ou Cuba.

    "A ideia de homenagear um país com uma retrospectiva nasceu em 2013. Começou por Portugal, depois Argentina, Espanha, México e agora o Chile, que era uma escolha natural. Temos duas cinematografias ainda não abordadas que são importantes, Colômbia e Cuba", afirmou Wolney. "O cinema colombiano recentemente teve O Abraço da Serpente, que é sensacional e esteve por mais de quatro meses em cartaz no Brasil, enquanto o cinema cubano tem um peso ainda maior. Estamos em dúvida sobre qual deles iremos homenagear no ano que vem."

    Devido à limitação de países ibero-americanos com um cinema consolidado, Wolney já pensa adiante, nas edições do Cine Ceará que acontecerão nos próximos anos. "Chegará um ponto em que os países [ibero-americanos] acabarão. Ou eu repito ou abro. Não acho legal repetirmos, então a proposta é que, depois de cumprir este circuito [dos países ibero-americanos] a gente abra para qualquer cinematografia."

    Apesar da intenção, tal proposta ainda levará alguns anos até acontecer. Na conversa, Wolney ainda citou o Peru e o Uruguai como países que devem ser homenageados no futuro. Ou seja, a abertura para países que não falem português ou espanhol ficaria, no mínimo, para 2022.

    Vale lembrar que, em 2017, o argentino Ninguém Está Olhando foi o grande vencedor do Cine Ceará. Confira nossa crítica!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top