Minha conta
    Tim Miller, diretor de Deadpool, comandará adaptação de Neuromancer

    Clássico da literatura cyberpunk.

    Dimitrios Kambouris / Getty Images North America

    A saída de Tim Miller do comando de Deadpool 2 pegou o mundo do cinema de surpresa. Nem mesmo o sucesso estrondoso do primeiro filme — que recebeu 4,5 estrelas na crítica do AdoroCinema — foi suficiente para fazer com que o cineasta e Ryan Reynolds, astro e produtor da franquia, mantivessem a parceria e resolvessem suas divergências criativas. A sequência logo encontrou um realizador (David Leitch, de De Volta ao Jogo) e Miller ficou um tempo distante dos holofotes. Entretanto, assim que voltou ao trabalho, ele rapidamente encontrou alguns projetos para tocar: além de dirigir o reboot de O Exterminador do Futuro, Miller também comandará a adaptação de Neuromancer para a Fox (via Deadline).

    O anúncio — que ainda confirmou a participação de Simon Kinberg, produtor de longa data da Fox e da franquia X-Men — também é interessante porque demonstra que as relações entre Miller e o estúdio responsável por Deadpool não foram abaladas. Portanto, assim que um roteirista for contratado para adaptar a trama do livro, o cineasta começará a trabalhar na adaptação da história de Case, protagonista da obra. No livro, o talentoso cowboy (ou hacker, no mundo de "Neuromancer") tem sua vida virada ao avesso quando decide roubar um de seus clientes. Durante o crime, o sistema nervoso de Case é danificado, o que prejudica seu acesso ao ciberespaço. Obrigado a aceitar a oferta de um empregador misterioso — a única pessoa que pode reparar os danos causados em seu cérebro —, Case mal sabe que precisará fazer o possível para se manter vivo enquanto tenta cumprir a missão de concretizar o maior hack de todos os tempos.

    "Neuromancer" é um dos grandes clássicos da literatura cyberpunk, conquistou vários prêmios importantes do segmento e serviu como inspiração para inúmeros artistas. Masamune Shirow, por exemplo, foi fortemente influenciado pelo livro na produção do mangá de Ghost in the Shell (adaptado para os cinemas em O Fantasma do Futuro e A Vigilante do Amanhã) e as irmãs Lana e Lily Wachowski, por sua vez, tinham "Neuromancer" como uma de suas grandes referências à época da criação da saga Matrix. Portanto, para adaptar um romance de evidente potencial cinematográfico, a Fox precisava de um diretor com uma forte identidade visual e que entendesse de efeitos digitais — e, neste quesito, Miller pode ser uma das melhores escolhas do mercado atualmente, uma vez que possui vasta experiência como supervisor de efeitos visuais.

    Ainda, vale lembrar que "Neuromancer" é o primeiro volume da trilogia Sprawl. Será que vem mais uma franquia por aí? Se Neuromancer for um sucesso, podemos apostar que sim. O novo filme de Tim Miller ainda não tem previsão de estreia.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top