Minha conta
    Morre o ator que interpretou o Godzilla nos filmes originais do monstro japonês

    Haruo Nakajima tinha 88 anos.

    Em uma era onde os efeitos digitais ainda eram um sonho distante, onde sequer existiam computadores potentes o suficiente, criar um monstro em CGI era algo impensável, impossível e improvável. Se um cineasta quisesse inserir criaturas gigantes em suas obras, principalmente no período entre as décadas de 50 e 70, precisava contratar um ator especificamente para assumir o papel do monstro. Um dos pioneiros dessa área, infelizmente, faleceu hoje: Haruo Nakajima, o responsável por dar vida ao Godzilla nos filmes originais do monstro japonês. Ele tinha 88 anos. A causa da morte não foi divulgada.

    O imenso lagarto, que já existia há muito tempo antes da indústria cinematográfica estadunidense se interessar pelo potencial do kaiju, foi interpretado por Nakajima de 1954, quando o primeiro longa estrelado pela criatura foi lançado, até 1972. Nos 18 anos em que ficou encarregado pelo papel, o ator japonês – que começou a carreira em filmes de samurai como o clássico Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa –, estudou animais no zoológico de Tóquio para entender como o Godzilla se comportaria e precisou manter a forma física para suportar o traje, que pesava mais de 100 quilos. Como não havia borracha no Japão pós-Segunda Guerra, a roupa foi criada com betume (via Variety), substância que dá origem ao concreto – daí o peso descomunal.

    Vale lembrar que o Godzilla retornará aos cinemas no dia 21 de março de 2019, em Godzilla: King of the Monsters, filme coestrelado por Kyle Chandler, Millie Bobby Brown, Vera Farmiga e Ken Watanabe.

    Descanse em paz, Haruo.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top