Minha conta
    Vanity Fair rebate Angelina Jolie e divulga trecho polêmico de entrevista com a atriz

    A treta que não acabará.

    O caso Angelina Jolie ganha mais um capítulo. Agora, a revista Vanity Fair rebateu a defesa de Jolie e liberou o polêmico trecho da entrevista com a realizadora.

    Na semana passada, a revista Vanity Fair revelou o polêmico método utilizado pela diretora para selecionar a protagonista — Sareum Srey Moch foi a escolhida — de seu novo filme, First They Killed My Father. Uma grande controvérsia foi gerada logo em seguida e a realizadora foi muito criticada nas redes sociais. Alguns internautas, inclusive, consideraram o processo de seleção como um "jogo psicológico com crianças desfavorecidas".

    Em comunicado oficial (via Huffington Post), a realizadora negou as alegações da entrevista feita pelo periódico. A cineasta desmentiu as acusações e se mostrou irritada com a situação. O produtor de First They Killed My Father, o cineasta cambojano Rithy Panh (A Imagem que Falta) também se pronunciou para esclarecer o que ele chamou de um mal-entendido. No entanto, a direção da publicação emitiu nota oficial reafirmando a veracidade da matéria da repórter Evgenia Peretz.

    Segundo o comunicado da Vanity Fair, os advogados de Jolie pediram para que o periódico retirasse o trecho da entrevista que versa sobre a controversa abordagem da atriz ganhadora do Oscar. Os assessores jurídicos da realizadora demandaram, então, que uma declaração de desculpas — leia a seguir — fosse publicada no lugar do polêmico parágrafo:

    Os diretores de elenco mostraram a câmera para as crianças e o material de gravação de som, explicando a eles que eles deveriam atuar para tentar conseguir o papel. As crianças não foram enganadas, como alguns sugeriram. Todas as crianças testadas estavam cientes do aspecto ficcional do exercício e foram supervisionados o tempo inteiro por parentes ou tutores de organizações não-governamentais. Nós nos desculpamos por qualquer mal-entendido.

    Entretanto, a editoria do periódico decidiu não acatar o pedido dos advogados. Além de liberar a transcrição, a Vanity Fair declarou que manterá o posicionamento assumido na época da publicação da matéria, defendendo a reportagem realizada por Peretz. Confira a transcrição abaixo:

    Angelina Jolie: Foi muito difícil encontrar a pequena Loung. E assim chegaram ao que chamam de escolas da favela. Não acho que seja um bom nome, mas é uma escola para crianças em áreas muito pobres. As crianças não sabiam. Nós simplesmente chegamos... Você chega e faz as audições com as crianças. E não é exatamente uma audição quando é com crianças. Nós criamos um jogo. Eu não estava lá e eles não sabiam exatamente o que estávamos fazendo. Eles [os diretores de elenco] disseram que trariam uma câmera e que brincariam com as crianças. O jogo para a personagem seria colocar dinheiro em uma mesa, pedir para as crianças pensarem em algo para o qual elas precisariam do dinheiro. Às vezes era dinheiro, às vezes era um biscoito. E então, pediram para elas pegarem e aí, eles capturariam as crianças. 'Nós vamos pegar vocês no flagra e vocês vão ter que dizer que não pegaram o dinheiro, vão ter que mentir'. Então foi muito interessante ver essas crianças e o que elas fariam... Algumas tinham muita consciência da câmera. Existem muitas crianças talentosas naquele país. Mas Srey Moch foi a única que olhou para o dinheiro durante muito, muito tempo antes de pegar, e então, brava e corajosamente mentiu, tentando esconder, mas ela também...

    Evgenia Peretz: Espera. Esta é a garota, Loung.

    AJ: Sim. Então, quando ela foi forçada a devolver o dinheiro, ela ficou muito emocionada, foi inundada pela emoção, todos esses sentimentos voltaram de uma só vez. E acho que nem ela ou a família dela vão se importar se eu disser que quando pediram para ela dizer para que serviria o dinheiro, ela disse que era porque o avô morreu e sua família não tinha direito para fazer um bom funeral.

    Angelina Jolie e o produtor Rithy Pahn ainda não fizeram novo pronunciamento. First They Killed My Father faz parte da seleção oficial do Festival de Toronto, que ocorre entre os dias 7 e 17 de setembro — vale lembrar que o evento terá, mais uma vez, cobertura especial do AdoroCinema.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top