Minha conta
    Angelina Jolie é criticada por causa do polêmico processo de escolha da protagonista de seu novo filme

    A jovem Sareum Srey Moch foi selecionada através de um método controverso.

    Getty Images

    A atriz e cineasta Angelina Jolie é conhecida por seu trabalho com as causas humanitárias e pelo intenso ativismo no campo dos direitos humanos, principalmente auxiliando refugiados de diversas nações ao redor do mundo. Entretanto, First They Killed My Father, novo filme da diretora, tornou-se o centro de uma controvérsia que pode abalar a imagem da ganhadora do Oscar. Uma entrevista, realizada pela revista Vanity Fair com Jolie, revelou que a forma como a realizadora teria selecionado a protagonista do longa — a jovem Sareum Srey Moch — é bastante polêmica.

    "Para selecionar as crianças do filme, Jolie procurou em orfanatos, circos e escolas de comunidades carentes, buscando especificamente crianças que sofreram na vida. Para encontrar a personagem principal, que interpretaria Loung Ung, os diretores de elenco criaram um jogo, muito perturbador por ser tão realista: eles colocaram pilhas de dinheiro sobre uma mesa e pediam para as crianças pensarem em algum fim para dar ao dinheiro e, então, para que elas pegassem o dinheiro. A diretora fingiria capturar as crianças e as crianças teriam que inventar uma mentira para ela. Jolie declarou: 'Srey Moch foi a única criança que observou o dinheiro durante muito, muito tempo. Quando ela foi forçada a devolver o dinheiro, ela se emocionou muito. Todas as emoções passadas dela voltaram de uma só vez'. Jolie chora ao lembrar: 'Quando perguntamos o que ela faria com o dinheiro e ela disse que seu avô tinha morrido e que sua família não tinha dinheiro suficiente para pagar por um bom enterro para ele'", escreveu Evgenia Peretz, repórter do periódico.

    É certo que filmes como First They Killed My Father — que analisa os quatro anos em que o regime ditatorial do Khmer Rouge comandou o Camboja, um reinado genocida que tirou as vidas de quase dois milhões de cambojanos — utilizam o realismo como uma forma de apontar as consequências que os horrores provocados por conflitos armados e regimes genocidas trazem para a humanidade. Entretanto, o questionável processo de seleção descrito pela publicação vai na contramão de tudo que Jolie defende em sua vida pública. Alguns usuários do Twitter fizeram questão de reforçar a contradição entre a conduta da diretora e o método escolhido, e criticaram firmemente a problemática abordagem:

    "Angelina Jolie realmente fez um jogo psicológico com crianças desfavorecidas ao invés de, sabe, simplesmente fazer audições com elas como se fossem pessoas normais"

    "O que Angelina Jolie fez com as crianças do Camboja é nojento. Mas isso não vai ser divulgado propriamente na mídia porque ela é uma das intocáveis"

    "Este é um abuso emocional que foi deliberadamente infringido sobre essas crianças e nenhuma palavra deve ser dita em defesa"

    Jolie ainda não se pronunciou sobre o caso.

    First They Killed My Father fará parte da seleção oficial do Festival de Toronto, que ocorre entre os dias 7 e 17 de setembro — vale lembrar que o evento, mais uma vez, terá cobertura especial do AdoroCinema.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top