Minha conta
    As melhores cenas de perseguição de carros da história do cinema

    Adrenalina pura!

    Em menos de 10 minutos, o cineasta Edgar Wright cria uma das cenas de abertura mais eletrizantes e empolgantes de 2017 — uma sequência de perseguição de carros para cinéfilo nenhum colocar defeito. Assim, repleto de adrenalina e ação, Em Ritmo de Fuga já larga na quinta marcha, tira o fôlego do público e vai de 0 a 100 em apenas dois segundos para narrar a história do carismático e talentoso piloto de fuga Baby (Ansel Elgort).

    Cantando pneus, o AdoroCinema, inspirado pelo lançamento do longa, decidiu preparar uma compilação com algumas das melhores cenas de perseguição de carros da história do cinema. Apertem os cintos!

    ENCURRALADO

    O segundo filme de Steven Spielberg, realizado diretamente para a televisão, pode não apresentar nenhuma cena tão espetacular quanto as seguintes da lista, mas o fato de que a trama inteira de Encurralado é baseada em uma perseguição de carros já é um destaque por si só. Narrando a história de um caminhoneiro misterioso e psicopata (Carey Loftin) que decide atentar contra a vida de David Mann (Dennis Weaver) só porque tomou uma fechada do motorista, Spielberg estica um conceito aparentemente raso e cria um longa-metragem repleto de suspense. Destaque para a cena em que a perseguição ocorre na descida de uma montanha, exatamente quando o combustível de David acaba.

    À PROVA DE MORTE

    Quentin Tarantino é um especialista em resgatar gêneros cinematográficos do cinema estadunidense. Colocando um tempero especial sobre estruturas narrativas bem conhecidas, Tarantino já subverteu os códigos do faroeste, dos filmes de gângsters, os de kung-fu e, também, os de perseguição de carros. Lançado em 2007 como parte do "Grindhouse" — programa especial de dois filmes criado por Tarantino e Robert Rodriguez —, À Prova de Morte traz a alucinante visão do cineasta para o mundo das quatro rodas. No ato final do longa, o trio formado pelas personagens de Rosario Dawson, Zoë Bell (a dublê favorita do realizador chega a ficar pendurada sobre o capô do carro) e Tracie Thoms é perseguido por Stuntman Mike (Kurt Russell), ás do volante que utiliza seu carro como uma arma letal. No entanto, as coisas ficam realmente interessantes quando o jogo vira e as três mulheres partem para o ataque. Através da insana perspectiva de Tarantino, que incorpora o melhor do cinema trash, À Prova de Morte traz uma das melhores cenas de perseguição de carros dos últimos anos.

    OPERAÇÃO INVASÃO 2

    Ainda que sejam associadas aos filmes dos Estados Unidos, as cenas de perseguição de carros não são uma exclusividade dos norte-americanos. Afinal de contas, uma das melhores sequências do tipo vem de um filme indonésio: Operação Invasão 2. Nesta continuação, tudo é maior e mais frenético — especialmente as cenas de luta, grandes destaques do duo de longas. Assim como no primeiro filme, Rama (Iko Uwais) precisa espancar todos que encontra pela frente para completar sua missão — e isso significa que até mesmo um carro em movimento é o lugar perfeito para lutar. Sem sombra de dúvidas, um dos auges de Operação Invasão 2 é a briga de tirar o fôlego que acontece durante uma caçada automobilística. Insano, simplesmente insano.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top