Minha conta
    Entenda por que o presidente da China proibiu a imagem do Ursinho Pooh na internet

    Inimigo do Estado?

    Às vezes, basta um personagem fictício e simpático para causar um grande problema de Estado. Após inúmeros memes que comparavam o presidente chinês Xi Jinping ao sorridente Ursinho Pooh, os censores do Partido Comunista Chinês decidiram proibir a utilização da imagem do urso nas redes sociais, declarando as publicações relacionadas ao personagem como ilegais.

    A medida é uma tentativa de proteger Xi Jingping, levando em consideração que o congresso do Partido Comunista está cada vez mais próximo. Espera-se que o evento marque o início do segundo mandato do chefe de Estado e, portanto, toda forma de ironizar sua figura vem sido combatida pelo governo - que, recentemente, obrigou os cinemas chineses a veicularem mensagens pró-governo antes de cada exibição dos filmes em cartaz.

    As comparações, que tiveram início em 2013 e brincaram com a imagem de Jingping e de outros presidentes globais como Barack Obama, representam um dos muitos problemas que o presidente chinês precisa resolver, uma vez que ele também perdeu apoio de alguns de seus correligionários por causa de sua dura conduta. Confira abaixo algumas das montagens:

    E você, o que acha da decisão e da polêmica?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top