Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Christopher Nolan planeja restaurar trilogia do Batman em 4K
    Por Renato Furtado — 11 de jul. de 2017 às 10:00
    facebook Tweet

    Homem-Morcego em altíssima definição.

    Ainda que a DC já tenha começado o processo de renovação de um de seus personagens mais icônicos com a escalação de Ben Affleck como o Batman, a célebre trilogia de Christopher Nolan continua sendo uma referência para a sétima arte. Em Batman Begins, O Cavaleiro das Trevas e o Cavaleiro das Trevas Ressurge, o realizador criou uma sequência de adaptações memoráveis e sedimentou seu nome como um dos cineastas mais importantes da última década. Como uma forma de se aproximar da melhor qualidade de imagem possível, Nolan declarou que planeja realizar uma restauração da trilogia em 4K.

    "O que é incrível sobre a tecnologia 4K é o fato de que a imagem se aproxima à filmada em película. Fotoquimicamente falando, películas de 35mm tem uma resolução de pelo menos 6K e filmes em IMAX chegam a quase 18K. Então, conforme os formatos de home video continuam evoluindo, chegamos a 4K - e particularmente um 4K combinado com HDR, o que dá ao espectador em casa uma experiência muito próxima da qualidade da imagem capturada diretamente na película", afirmou o diretor. Vale lembrar que Nolan é um dos grandes entusiastas da película: ele é um dos poucos cineastas no mundo que continua (porque tem aporte financeiro suficiente para isso, é preciso ressaltar) filmando em película ao invés de recorrer ao digital, formato que se tornou o padrão da indústria cinematográfica.

    A resolução 4K é tida como o limite que os televisores domésticos podem alcançar no momento. A imagem em 4K possui quatro mil pixels na horizontal e dois mil na vertical, daí sua qualidade impecável. O termo HDR, por sua vez, se refere à capacidade dinâmica da imagem de representar fielmente os tons mais claros e escuros do que foi filmado ao mesmo tempo.

    Nolan, que está envolvido diretamente com a restauração da trilogia, declarou que ainda vai levar um tempo para finalizar o processo. Afinal, as atenções do cineasta estão completamente voltadas para o lançamento de Dunkirk. Seu épico de guerra, estrelado por Tom Hardy, Cillian Murphy, Kenneth Branagh, Harry Styles e Mark Rylance, chega aos cinemas brasileiros no dia 27 de julho.
    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top