Minha conta
    Dublador clássico defende novo intérprete do Pica-Pau

    "Criticar é fácil, difícil é fazer."

    Pica-Pau é um dos desenhos mais emblemáticos na história da TV brasileira, marcado na infância de muitas gerações. Talvez por isso, foi grande a resistência à dublagem do protagonista após o lançamento do trailer de Pica-Pau - O Filme — muito embora o trabalho seja bom, condizente com as feições e a personalidade do personagem, apenas diferente. Essa é também a opinião de um de seus dubladores originais, que defendeu o colega de profissão.

    "Criticar outra pessoa é uma coisa muito delicada. Criticar de fora é fácil, difícil é estar lá e fazer", declarou Garcia Júnior, em entrevista ao UOL. Dublador do Pica-Pau na década de 70, quando tinha dez anos, ele disse que seria incapaz de repetir o trabalho nesse longa-metragem, e lembrou: "Na época que comecei, também fui criticado. Não tinha experiência nenhuma", disse o hoje experiente profissional. De lá pra cá, ele já foi voz principal na série MacGyver, no filme O Exterminador do Futuro e, como Simba, na animação O Rei Leão.

    "Tudo é questão de costume", ele aponta. "Eu também não fui a primeira voz do Pica-Pau, foi o Olney Cazarré, que pra mim é a melhor versão. As pessoas ficam apegadas ao passado, e hoje elas se atentam a alguns detalhes para criar polêmica", reclama, apontando um aspecto fundamental para a difusão das opiniões negativas: as redes sociais.

    Se existisse rede social em 1977, eu seria aceito? Eu desejo boa sorte a quem fez e que o filme tenha o melhor caminho possível. Espero que as pessoas fiquem menos preocupadas em criar polêmica e pensem em se divertir mais", disse Garcia Júnior, torcendo pelo bom lançamento de Pica-Pau no dia 5 de outubro de 2017.

    Outra voz muito criticada foi da brasileira Thaila Ayala, substituída por uma dubladora profissional de timbre mais límpido, muito diferente de sua rouquidão natural, e com uma impostação um tanto excessiva — o que, de fato, soou estranho na prévia.

     

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top