Minha conta
    Disney e Pixar são acusadas de terem roubado a ideia da animação Divertida Mente

    Treta! A autora do processo alega ter defendido a história aos estúdios cinco vezes.

    A raiva parece ter assumido o controle e o filme Divertida Mente está enfrentando um processo. A Disney e a Pixar estão sendo acusadas de terem baseado a premiada animação de 2015 na ideia de uma outra pessoa, Denise Daniels. Ela afirma que havia apresentado aos estúdios a ideia para uma história com emoções antropomorfizadas muito antes do filme ser lançado.

    Segundo o The Hollywood Reporter, Daniels alega que Divertida Mente é baseado no seu programa infantil chamado de The Moodsters, criado após tragédias como o furacão Katrina para ajudar as crianças a lidarem melhor com suas sensações. Tudo começou com médicos usando símbolos codificados por cores para as emoções, mas acabou se tornando um piloto. Daniels diz que defendeu a ideia para a Disney e Pixar todos os anos de 2005 a 2009.

    "The Moodsters vivem bem no fundo de cada criança e apresentam cinco personagens principais. Cada um deles é uma animada e antropomorfizada figura que representa uma única emoção com uma cor correspondente. São especificamente felicidade (amarelo), raiva (vermelho), tristeza (azul), medo (verde) e amor (rosa)", escreveu o advogado Michael Geibelson no processo.

    A acusação de Daniels foca na quebra de contrato implícita ao apresentar sua história aos estúdios. Segundo o THR, ela alega que confiava nas práticas da indústria do entretenimento e que esperava ser compensada por usarem sua ideia. Sobre o assunto, um porta-voz da Disney se pronunciou: "Divertida Mente é uma criação original da Pixar e nós estamos aguardando para defender este processo vigorosamente no tribunal.

    Recentemente, uma história similar aconteceu com o longa Zootopia: Essa Cidade é o Bicho. O roteirista Gary L. Goldman (Os Aventureiros do Bairro Proibido, O Vingador do Futuro) processou a Disney alegando ter criado e apresentado o filme ao estúdio em duas oportunidades, tendo sido rejeitado em ambas e se tornado vítima de plágio.

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top