Minha conta
    Nada de sexo, violência ou palavrões: Sony Pictures vai oferecer "versão limpa" de seus filmes

    Um primeiro caso de autocensura na indústria.

    Você consegue imaginar Capitão Phillips sem cenas de violência? As duas franquias do Homem-Aranha sem cenas fortes? Gente Grande e O Paizão, com Adam Sandler, sem palavrões?

    Isso será possível graças ao novo projeto da Sony Pictures: uma "versão limpa" de seus filmes (Clean Version, no original). De acordo com a empresa, a iniciativa "permite aos espectadores adquirirem as versões preparadas para a televisão ou para os aviões, sem conteúdo adulto". As novas edições estarão disponíveis em plataformas online como o iTunes.

    De acordo com o jornal The Guardian, esta é a primeira medida de autocensura de um grande estúdio em Hollywood. Nos Estados Unidos, serviços ligados a grupos cristãos, como ClearPlay e VidAngel, têm travado batalhas judiciais com a Disney, Warner e Fox por venderem versões desprovidas de sexo, nudez, palavrões e violência, sem autorização das majors. De acordo com as empresas de exibição online, a censura seria permitida por uma lei do conservador Estado de Utah.

    Por enquanto, a Sony anunciou 24 filmes em versão "limpa", incluindo Como Se Fosse a Primeira Vez, O Tigre e o Dragão, Elysium, Os Caça-Fantasmas, Hancock, Pixels, O Ataque e todos os cinco filmes da franquia Homem-Aranha.

    A medida tem despertado controvérsia nas redes sociais. Seth Rogen, ator de diversos filmes proibidos para menores de idade da Sony Pictures (A Entrevista, Festa da Salsicha, Ligeiramente Grávidos), se mostrou contra a ideia no Twitter: "Caramba, não façam isso com nossos filmes. Obrigado".

    Por enquanto, as produções estreladas por Rogen não constam no catálogo da Clean Version, porém a Sony pretende expandir a lista de títulos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • How To Get Away With Murder: Cena de sexo gay é censurada na Itália
    • Smurfette é censurada em cartazes de Os Smurfs e a Vila Perdida em cidade de Israel
    • Clash: Diretor Mohamed Diab discute censura, ameaças e cenário político no Brasil e Egito (Entrevista exclusiva)
    Comentários
    Back to Top