Minha conta
    Mostra celebra o trabalho de Jirí Trnka, diretor tcheco que é considerado ‘o Walt Disney do Leste Europeu’

    O animador influenciou inúmeros artistas e ganhou diversos prêmios.

    Entre os dias 16 e 28 de maio de 2017, os cinéfilos cariocas poderão assistir aos curtas e longas do animador tcheco Jirí Trnka na mostra "As marionetes de Jirí Trnka", o artista que ficou conhecido como o "Walt Disney do Leste Europeu".

    Através de diversas técnicas de animação, a filmografia de Trnka se concentra na adaptação de contos de fadas, lendas medieviais e acontecimentos históricos do tempo em que o diretor viveu (1912-1969). Seis longas e 15 curtas, inclusive A Mão, seu último e mais importante trabalho, fazem parte da mostra organizada pelo curador Pedro Henrique Ferreira.

    "Conheci-o através das pesquisas do historiador russo Sergey Lavrentiev. Assisti ao 'Arie Prarie' [Canções da pradaria] e fiquei bastante impressionado. Daí, me interessei pelos outros filmes e pela vida dele, e achei que seria importante fazer esta retrospectiva no Brasil", declarou Ferreira em entrevista ao AdoroCinema.

    O objetivo da exposição, segundo o curador, é facilitar o acesso do público brasileiro às animações, um gênero cuja popularidade vem crescendo em solo nacional, e trazer um maior conhecimento sobre a história do cinema de animação: "O referencial ainda é a Disney e a Pixar. Não que isso seja ruim, mas não vejo por que não ampliar o escopo e trazer mais conhecimento para o público brasileiro em geral".

    Ganhador de prêmios em festivais prestigiados como o Festival de Cannes e o de Locarno, Trnka continua sendo uma influência para os animadores e cineastas de todo o mundo atualmente. "Embora seja ainda pouco difundido no ocidente de um modo geral, é quase impossível se falar em cinema de animação sem passar pelo Jirí Trnka", completou Ferreira.

    Os ingressos custam R$4 (inteira) e R$2 (meia). A CAIXA Cultural do Rio de Janeiro localiza-se na Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Confira a programação aqui.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top