Meu AdoroCinema
A Glória e a Graça: Carolina Ferraz fala sobre hipocrisia – “Você acha que alguém vai dar o papel da mocinha da novela para uma ‘trans’?” (Entrevista Exclusiva)
Por Renato Hermsdorff — 31/03/2017 às 12:53
facebook Tweet G+Google

“Existem muitos galãs que fazem papeis de galãs e são homossexuais”, compara a atriz, rebatendo as críticas por ter vivido uma travesti no filme.

O primeiro tratamento do roteiro de A Glória e a Graça data de 2008. De lá para cá, não só o texto mudou, como o mundo também. A discussão sobre representatividade de gênero, por exemplo, é uma pauta que ganhou/ vem ganhando cada vez mais voz na sociedade.

No filme do diretor Flávio R. Tambellini (Malu de Bicicleta), quando Graça (Sandra Corveloni) descobre que tem uma doença terminal, resolve procurar o irmão, Luis Claudio, com quem não tem contato há anos, para que ele cuide dos filhos dela quando Graça partir. Acontece que ele agora é ela e atende pelo nome de Glória (Carolina Ferraz).


“A Carolina, ela tem uma coisa assim, masculina. E ela estava tão apaixonada pelo projeto, até para mudar a carreira dela, redirecionar”, comenta Tambellini. Mas a atriz, que também é produtora do filme, foi criticada por assumir o papel da travesti (a personagem mantém o órgão sexual masculino), em vez de deixar o protagonismo para uma atriz travesti/ transexual. “A invisibilidade precisa deixar de existir”, reflete ela, que reconhece que não há uma equiparidade entre os gêneros.

Para a coadjuvante que vive a melhor amiga da protagonista, no entanto, o diretor fez questão de chamar uma transexual. E é aí que entra a atriz Carol Marra como Fedra. Mas, como se diz popularmente, “o buraco é mais embaixo”. “Você acha que alguém vai dar o papel da mocinha da novela das nove para ela [Carol] fazer? O preconceito é muito latente ainda”, denuncia Ferraz. “Mesmo que no Brasil a gente viva uma coisa muito hipócrita. Existem muitos galãs que fazem papeis de galãs e são homossexuais. Nada contra”, ela aprofunda.

“Eu pesquisei bastante e tive dificuldades, na época, de achar atores e atrizes transexuais”, diz o cineasta. Por outro lado, Sandra atesta: “Hoje, depois de dez anos, muitas atrizes ‘trans’ estão preparadas para enfrentar o mercado de trabalho. Porque você precisa de uma preparação”.


“A palavra ‘travesti’ era um empecilho”, confessa Tambellini, a respeito das dificuldades de captar recursos financeiros para a realização do longa-metragem. “A gente chegou a desistir, em um momento”. Ele acredita que possa, sim, haver uma rejeição também do público, a respeito da temática.

“A gente faz um filme que evidentemente defende a personagem de uma transgênero e, por outro lado, tem transgêneros que estão chateados de não ser uma [atriz] transgênero [no papel]. , eu não posso ter problema do conservadorismo e problema do outro lado”.

Confira a entrevista completa no vídeo acima.

A Glória e a Graça está em cartaz nos cinemas brasileiros.

 

facebook Tweet G+Google
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
O Mistério do Relógio na Parede Trailer Legendado
Buscando... Trailer Legendado
22 Milhas Trailer Legendado
Traffik - Liberdade Roubada Trailer Legendado
O Retorno do Herói Trailer (II) Legendado
Capitã Marvel Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Entrevistas
"Hotel Artemis mistura conto de fadas com um filme de Michael Mann", explica o diretor Drew Pearce (Exclusivo)
NOTÍCIAS - Entrevistas
sábado, 15 de setembro de 2018
"Hotel Artemis mistura conto de fadas com um filme de Michael Mann", explica o diretor Drew Pearce (Exclusivo)
Carnívoras: "Queríamos que o espectador ficasse dividido entre as irmãs", explicam Yannick Renier e Zita Hanrot (Exclusivo)
NOTÍCIAS - Entrevistas
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
Carnívoras: "Queríamos que o espectador ficasse dividido entre as irmãs", explicam Yannick Renier e Zita Hanrot (Exclusivo)
Últimas notícias de cinema Entrevistas
Filmes da semana
de 13/09/2018
O Predador
O Predador
Diretor: Shane Black
Elenco: Boyd Holbrook, Olivia Munn, Sterling K. Brown
Trailer
Fantástica
Fantástica
Diretor: Yongchang Lin, Huida Lin, Leon Ding
Trailer
O Paciente - O Caso Tancredo Neves
O Paciente - O Caso Tancredo Neves
Diretor: Sergio Rezende
Elenco: Othon Bastos, Esther Góes, Leonardo Medeiros
Trailer
Hotel Artemis
Hotel Artemis
Diretor: Drew Pearce
Elenco: Jodie Foster, Sterling K. Brown, Dave Bautista
Trailer
O Banquete
O Banquete
Diretor: Daniela Thomas
Elenco: Drica Moraes, Mariana Lima, Bruna Linzmeyer
Trailer
O Homem que Parou o Tempo
O Homem que Parou o Tempo
Diretor: Hilnando SM
Elenco: Gabriel Pardal, Pedro Lemin, Iuri Saraiva
Trailer
Lançamentos da semana
Back to Top