Minha conta
    Estudo mostra que minorias raciais têm frequentado mais os cinemas nos EUA

    Será que a tendência é esse índice só aumentar após a vitória de Moonlight: Sob a Luz do Luar no Oscar 2017?

    A safra de filmes de 2016 que tiveram destaque no Oscar deste ano mostrou que a Hollywood repensou o debate sobre diversidade após a controvérsia do #OscarsSoWhite (quando, por dois anos consecutivos, apenas atores brancos foram indicados nas quatro categorias de atuação).

    Quatro das nove produções indicadas ao Oscar de melhor filme retratavam protagonistas não-brancos, incluindo Moonlight: Sob a Luz do Luar, que venceu a estatueta mais cobiçada da premiação tornando-se o primeiro filme estrelado por negros e não tratar de escravidão a ganhar o Oscar de melhor filme.

    Um estudo encomendado pela Motion Picture Association of America (MPAA), orgão que conta com os principais estúdios de Hollywood, provou que afro-americanos e asiáticos-americanos passaram a frequentar mais os cinemas nos Estados Unidos em 2016, o que pode ter relação com uma maior representatividade nas telonas.

    O número de afro-americanos que foram aos cinemas quase dobrou nos EUA em 2016 em relação aos números do ano anterior, chegando a 5.6 milhões de espectadores frequentes. Já o número de espectadores frequentes asiáticos-americanos subiu de 3.2 milhões em 2015 para 3.9 milhões em 2016. Em seu levantamento, o MPAA considerou como "espectadores frequentes" apenas as pessoas que foram aos cinemas uma ou mais vezes por mês. 

    Quando se trata de assiduidade nos cinemas, ambos os grupos superam, enquanto frequentadores de cinemas, a sua proporção populacional nos EUA. Afro-americanos foram 15% dos espectdores frequentes em 2016 e representam 12% da população do país. Já os descendentes de asiáticos/asiáticos correspondem a 8% da população estadunidense, mas representam 11% da população. Entre as minorias étnicas dos EUA, apenas os hispânicos demonstraram um interesse levemente menor no que era apresentado nas salas de cinema em 2016 menor do que no ano anterior.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top