Minha conta
    James Cameron volta a defender o final de Titanic

    "O cara vai afundar!".

    ALERTA DE SPOILER para aqueles que ainda não viram Titanic!

    Está aí um tema cinematográfico que nunca morre: a cena final de Titanic! Poderia Jack (Leonardo DiCaprio) ter sobrevivido ao naufrágio do navio se Rose (Kate Winslet) tivesse dividido com ele a infame porta fluente que parecia grande o bastante para os dois? Muito já se falou sobre o assunto, inclusive, em 2012, James Cameron participou de um episódio do programa Caçadores de Mito (MythBusters) que provava a possível sobrevivência dos dois enamorados se eles tivessem amarrado o colete salva-vidas debaixo da tábua. Alguns anos depois, o diretor volta a falar sobre o assunto e a defender a cena final do seu longa.

    "Ok, vamos esclarecer isso. Você é Jack, está na água a 28 graus e seu cérebro começando a ter hipotermia. Agora, os Caçadores de Mito pedem que você tire o seu colete salva-vidas, que tire o dela, mergulhe para baixo da porta e o amarre de alguma forma. Isso não vai levar apenas dois minutos, o que significa que você está submerso em uma água a 28 graus tentando amarrar essa coisa. Isso vai levar uns cinco ou dez minutos, então quando você subir já estará morto. Isso não funcionaria. A melhor escolha dele foi manter a parte superior do seu corpo fora da água e esperar que fosse resgatado por um barco antes de morrer", disse Cameron em entrevista ao The Daily Beast.

    Na época, quando foi ao programa, o diretor deu uma resposta simples e direta, que deixou os apresentadores Adam Savage e Jamie Hyneman sem argumentos: "Eu acho que vocês estão esquecendo algo importante. O roteiro diz que Jack morre, ele tem que morrer. Talvez nós tenhamos estragado tudo. A tábua deveria ser um pouco menor. Mas o cara vai afundar!". Assista abaixo ao programa dos Caçadores de Mito sobre o Titanic.

    Além de falar sobre Titanic (1997), Cameron também falou sobre o atual contexto político dos EUA e a preocupação com as medidas tomadas por Donald Trump. "Se estou preocupado? Claro! Eu sou como qualquer outra pessoa com boa consciência e inteligência razoável. Acho que nós somos a civilização mais idiota da história agora e que provavelmente falarão sobre nós daqui a quatro mil anos coçando as cabeças, como falam de Atlantis. Quem são esses caras? O que eles fizeram para chatear os deuses tanto assim e acabarem enterrados sob 30 metros de lama? O mundo está basicamente de cabeça para baixo agora, e o tipo de diálogo que sai dessas pessoas soa como George Orwell. Fatos alternativos? Não existe essa coisa de fatos alternativos! Essas pessoas são insanas, mas estou mantendo a cabeça baixa, fazendo as coisas que eu pensei que estaria fazendo se a Hillary [Clinton] fosse eleita. Estou fazendo meus filmes do Avatar, meu trabalho climático, minha agricultura sustentável. Você só pode fazer o que pode fazer", disse o diretor.

    As sequências de Avatar, quatro ao todo, serão lançadas em dezembro de 2018, 2020, 2022 e 2023. A captura de movimentos do elenco para as quatro continuações terá início em agosto.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top