Minha conta
    Sônia Braga é anunciada como jurada do Festival de Sundance

    Gael Garcia Bernal e Peter Dinklage também fazem parte do júri.

    O tradicional festival de Sundance, sediado na cidade de Park City, Utah, anunciou ontem, dia 11, seus jurados para a edição de 2017. Como de praxe, o grupo que compõe a banca é bastante eclético, incluindo nomes como Sônia Braga, Gael Garcia Bernal, Peter Dinklage, Patton Oswalt, o diretor David Lowery, o comediante e apresentador Larry Wilmore e a roteirista da Marvel, Nicole Perlman.

    Fundado em 1978 como uma iniciativa do Sundance Institute de Robert Redford, o Festival de Sundance é dividido em inúmeras categorias competitivas e outras mostras de filmes que não estão em competição. Os nomes escolhidos para julgar os longas e curtas-metragens foram selecionados diretamente para as categorias do Melhor Filme Estadunidense, Melhor Documentário Estadunidense, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Documentário Estrangeiro, Melhor Curta-Metragem. Há ainda o prêmio Alfred P. Sloane, concedido para o melhor filme cujo trama gira em torno das ciências e da tecnologia em geral.

    Além de Garcia Bernal e Dinklage, o diretor e roteirista Jody Hill, a diretora do AFI Fest (American Film Institute Festival) Jacqueline Lyanga e a diretora de arte Jeannine Oppewall decidirão qual será o filme que levará o prêmio de Melhor Filme Estadunidense.

    No âmbito dos documentários estadunidenses, Wilmore e o documentarista Robert Greene (responsável por Kate Interpreta Christine, filme que fez sucesso em Sundance no ano passado) lideram o grupo que é formado ainda pela produtora e roteirista Susan Lacy, a produtora Julie Goldman (ambas conhecidas por produzirem documentários tanto para o cinema quanto para a televisão) e o cineasta Diego Buñuel, neto de Luis Buñuel.

    Sonia Braga, por sua vez, é o maior nome do júri da competição de Melhor Filme Estrangeiro. Ela decidirá o filme vencedor ao lado da atriz Nai An e da diretora e produtora grega Athina Rachel Tsangari. O Melhor Documentário Estrangeiro será escolhido pelo curador Carl Spence, antigo diretor do Festival Internacional de Seattle, a roteirista mexicana Marina Stavenhagen e artista visual australiana Lynette Wallworth.

    A categoria de Melhor Curta, por sua vez, terá o filme ganhador selecionado por Oswalt, Lowery e a figurinista Shirley Kurata. Por fim, o júri do prêmio do "melhor filme científico", encabeçado por Perlman, é completado pela cineasta Jennifer Phang, pelo jornalista Nell Greenfieldboyce, pela engenheira Tracy Drain e a neurocientista Heather Berlin.

    O Festival de Sundance, conhecido por revelar filmes como Boyhood, Whiplash - Em Busca da Perfeição, Cães de Aluguel e Sexo, Mentiras e Videotape, acontece entre os dias 19 e 29 de janeiro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top