Minha conta
    Your Name: Saiba mais sobre a animação que está batendo recordes no Japão e pode surpreender no Oscar 2017

    Se Eu Fosse Você adolescente. E mais místico.

    Your Name. não é um título que passa despercebido e se você acompanha as notícias da temporada de premiações deve ter notado que ele tem duas indicações ao Annie Awards, bateu A Tartaruga Vermelha e foi eleito a melhor animação de 2016 pelos críticos de Los Angeles e está entre os 27 inscritos na categoria para o Oscar 2017. Além de tudo é um dos grandes sucessos da história do cinema japonês. Que filme é esse, afinal?

    Dirigido e escrito por Makoto Shinkai, Kimi No Na Wa. (no original) acompanha os adolescentes Mitsuha e Taki. Mitsuha vive num pequeno vilarejo das montanhas. Entediada, ela deseja muito sair dali. Taki vive em Tóquio, estuda e trabalha meio período. Também não gosta de sua vida. Insatisfeitos, eles sonham com rotinas melhores e BAM... mudam de corpo. Isso mesmo, ocorre algo meio Se Eu Fosse Você e eles tentam se encontrar para que a troca seja desfeita.

    Em cartaz há 17 semanas no Japão, o longa ficou 12 delas na primeira colocação do ranking de bilheterias e é atualmente o segundo maior sucesso nacional de todos os tempos no país, perdendo apenas para A Viagem de Chihiro, que arrecadou cerca de US$ 300 milhões no início do século. Your Name. não tem fôlego para superar esses números, mas logo deve deixar para trás Harry Potter e a Pedra Filosofal (US$ 200 milhões) e se tornar o quarto filme mais visto da história do Japão, além de assumir o posto de maior fenômeno nipônico já registrado na sétima arte. Nos últimos dias a animação tomou de Stand by Me Doraemon o título de filme japonês mais visto na China (onde estreou no início de dezembro) e na Tailândia, o que já é um enorme passo rumo ao recorde.

    O sucesso, no entanto, também atrai detratores. Acusado de ter "vendido sua alma em troca de dinheiro" e de ter esquecido seu estilo para apostar em uma fórmula infalível, o diretor Shinkai rebateu:

    "Talvez eles [que dizem que o filme não é bom] estejam certos. Mas ao mesmo tempo, se é tão fácil fazer uma animação de sucesso, eles deveriam produzir também. Não fui em busca de recorde de bilheteria, foi uma consequência. [...] Durante dois anos lutei para desenvolver o filme, então ouvir pessoas dizendo que ele apenas combina tendências e coisas apelativas me deixa bastante irritado."

    Feita em 2D, a dramédia romântica também tem na trilha criada pela banda Radwimps um dos seus destaques. A estreia no Brasil, até o momento, segue indefinida.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga lista com as 27 animações inscritas na disputa do Oscar 2017
    • Procurando Dory, Kubo, Kung Fu Panda 3, Moana e Zootopia disputam o prêmio principal do Annie Awards, Oscar das animações
    • Críticos de Los Angeles aclamam o drama Moonlight como o melhor filme de 2016
    Comentários
    Back to Top