Minha conta
    AT&T deverá negociar DirecTV e Sky após compra da Warner e HBO

    Legislação brasileira impede a propriedade cruzada de operadoras de TV paga e canais, abertos ou fechados.

    +A AT&T fechou nos últimos dias uma das maiores compras da história: a gigante das telecomunicações adquiriu o grupo Time Warner pela bagatela de US$85,4 bilhões. Assim, a empresa norte-americana absorveu os estúdios Warner Bros. e duas importantes programadoras de TV por assinatura, HBO e Turner (dos canais TNT, Cartoon Network, CNN, Space, Esporte Interativo e outros) — o que lhe causará um problema jurídico no Brasil.

    Isso porque a AT&T também é proprietária da DirecTV, que possui mais de 5 milhões de assinantes no Brasil por meio da Sky. E a Lei 12.485/2011, que atualizou a regulamentação de parte das comunicações no Brasil, impede a propriedade cruzada de empresas de distribuição (operadoras de TV paga e telefônicas) com as de programação (canais pagos) e radiodifusão (TV aberta). Portanto, a controladora da Sky não pode deter mais de 30% do capital de um canal como a HBO.

    Segundo análise do Notícias da TV, a AT&T deverá negociar o braço latino-americano da DirecTV, que inclui a Sky, dado o tamanho do transtorno que seria reconfigurar todas as outras empresas. Porém, o objetivo do conglomerado no mundo consiste, exatamente, em aliar sua capacidade de transmissão em TV e internet à sua diversificada aquisição — que compreende canais especializados em filmes, séries, esportes, notícias e outros.

    A questão será combater a resistência da legislação brasileira e de uma das grandes empresas nacionais com interesse na nova lei: a Rede Globo, que perderia terreno para corporações multibilionárias do exterior.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top