Minha conta
    Kim Ki-duk tem visto negado para filmar Who is God na China

    Diretor sul-coreano tratou o impasse como represália à atual disputa geopolítica das autoridades chinesas com as de seu país.

    Getty

    O prestigiado diretor sul-coreano Kim Ki-duk vive uma situação insólita: ele teve seu visto de trabalho negado pelo governo chinês. "Kim Ki-duk recebeu apenas um visto de turista de um mês, e solicitamos um visto de três meses", disse a produtora Julia Zhang em entrevista à Variety. Ela e o cineasta pretendiam rodar na China o megaprojeto Who Is God.

    "Não recebemos nenhuma explicação oficial até o momento. Suspeitamos que tenha a ver com a situação enfrentada por muitos artistas coreana que hoje trabalham na China", continuou Zhan, referindo-se à crise diplomática que existe entre os países (e outros) desde 2013. "Se essa situação não mudar em breve, significará que o Sr. Jim, de fato, não poderia trabalhar como diretor de Who Is God."

    Kim Ki-duk também falou. Presente em Veneza, onde exibiu seu novo filme, The Net, ele explicou que não ganhou o visto de trabalho e que, por isso, interrompeu todos os trabalhos em Who Is God. Depois, foi objetivo em dizer que o impasse está nas mãos dos governos chinês e sul-coreano: "Não sou capaz de resolver isso sozinho."

    O Festival de Veneza tem um retrospecto de admiração pelo trabalho de Kim Ki-duk, vencedor do Leão de Ouro em 2012 por Pietà.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top