Minha conta
    Rio terá programação paralela à Olimpíada com documentários inéditos dirigidos por Kátia Lund, de Cidade de Deus

    Festival Reimagine Rio de Cinema acontece de 11 a 17 de agosto

    Codiretora de Cidade de Deus (2002) – ao lado de Fernando Meirelles –, Kátia Lund volta ao universo das comunidades no cinema. A realizadora, desta vez em parceria com a atriz Lili Fialho (A Ilha do Terrível Rapaterra), dirigiu cinco documentários de 50 minutos, cada, que serão exibidos entre 11 e 30 de agosto no Rio de Janeiro, numa programação paralela à realização dos Jogos Olímpicos na cidade. São filmes que trazem histórias de superação relacionadas à arte e ao esporte.

    Nosso Cinema Nosso, por exemplo, acompanha a rotina de seis jovens realizadores do programa “Cinema Nosso”, que tem sede na Lapa. Não Deixe a Peteca Cair apresenta o esportista Ygor Coelho, que vai representar o Brasil nas Olimpíadas pela equipe de badminton (!)

    No Risco do Circo no Risco da Vida mostra a rotina do circo Crescer e Viver, da Praça Onze. Enquanto o jongo, dança de roda de origem africana, tem destaque em Assó, Adorei o Jongo! Completa a lista Loucos Dizem que Somos, sobre o trabalho do ator Guti Fraga, uma espécie de show de calouros improvisado, no Vidigal.

    “Esta série de filmes rejeita as imagens negativas que estão nas notícias e os estereótipos sobre essas comunidades. Esses cinco filmes reimaginam o Rio a partir de suas bases, a partir das raízes e da alma: um magnífico, criativo e generoso Rio”, acredita o coprodutor dos filmes, o norte-americano Kirk Bowman.

    A programação (completa no site www.reimaginerio.com.br) acontece em cerca de 50 pontos da cidade, no Estação Net Rio, em Botafogo, e em outros cinemas em Santa Teresa e na Zona Sul, com pré-estreias nas comunidades retratadas nos filmes, totalizando mais de 250 sessões gratuitas.

    Os trailers podem ser acessados no site da produtora.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top