Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Scarlett Johansson fala sobre polêmica envolvendo Ghost in the Shell: "As vozes não podem ser ignoradas"
    Por João Vitor Figueira — 06/07/2016 às 20:00
    facebook Tweet

    Atriz está no centro do debate sobre embranquecimento de personagens que, originalmente, não são brancos. Ela aceitou interpretar a Major Motoko Kusanag na adaptação hollywoodiana do anime/mangá japonês.

    Michael Buckner / Getty Images

    Scarlett Johansson está no que os mais antigos chamariam de sinuca de bico. A atriz se situa no epicentro de uma debate envolvendo a questão do whitewashing de minorias em Hollywood, ou seja, o embranqueciento de personagens que, originalmente, deveriam ser negros, latinos, asiáticos, indianos etc, não brancos. 

    A polêmica se potencializa porque a atriz costuma ser uma voz contra o sexismo em Hollywood mas está sendo acusada por ativistas e alguns fãs de trabalhar em um filme que, em tese, invisibilizaria grupos étnicos não caucasianos.

    Tudo começou quando a Paramount Pictures escalou a atriz que interpreta a Viúva Negra no Universo Marvel Cinematográfico para o papel principal no filme de ficção científica e ação Ghost in the Shell, adaptação hollywoodiana e com atores do anime O Fantasma do Futuro (1995). Johansson vai viver a personagem que equivale, no mangá escrito por Masamune Shirow, à ciborgue Major Motoko Kusanagi, protagonista da HQ e da animação japonesa baseada nela.

    Durante um evento na cinemateca Gene Siskel Film Center, Johansson falou sobre o assunto pela primeira vez. Ainda que de forma vaga, a atriz reafirmou que a diversidade é um tema importante. "É preciso que haja diferentes pontos de vista e diferentes perspectivas", disse. "É claro, são os estúdios que fazem os filmes, mas eu acho que quando os espectadores falam alto e dizem para os estúdios o que eles querem assistir, há um ouvido atento para isso", avaliou.

    Johansson como a Major Motoko Kusanagi na primeira imagem oficial do filme (e a comparação com o visual da personagem no anime).

    "O público irá guiar a direção daquilo que recebe o sinal verde e é colocado como prioridade. Eu realmente acredito que isso seja verdade, especialmente agora, na era das redes sociais. As vozes não podem ser ignoradas. Então eu digo para as pessoas para continuarem pedindo diversidade em Hollywood", afirmou, sem falar especificamente de seu papel em Ghost in the Shell e de todo o debate envolvido na questão.

    Steven Paul, produtor de Ghost in the Shell, defendeu a participação da atriz no longa-metragem recentemente. Ele afirmou a personagem de Johansson será chamada apenas de "a Major" e não terá o nome nipônico da personagem de O Fantasma do Futuro. "Eu não penso nisso como simplesmente uma história japonesa. Ghost in the Shell tinha uma história muito internacional e não era focado apenas nos japoneses, mas no mundo todo. Isso é o que eu chamo de abordagem internacional. Eu acho que é a abordagem correta", argumentou.

    Com direção de Rupert Sanders (Branca de Neve e o Caçador), Ghost in the Shell tem estreia prevista para o dia 30 de março de 2017.

    O Fantasma do Futuro Trailer Original

     

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Assista ao trailer legendado
    Confira o filme nos cinemas
    O Grito Trailer Legendado
    Para Todos Os Garotos: PS. Ainda Amo Você Trailer (2) Legendado
    Parasita Trailer Legendado
    Dolittle Trailer Dublado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Pré-Produção
    O Chamado da Floresta: Tudo que você precisa saber antes de assistir ao filme nos cinemas
    NOTÍCIAS - Lançamentos
    segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
    Indiana Jones 5: Diretor de Logan pode substituir Steven Spielberg no comando da franquia
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
    Chris Evans é escalado para o remake do musical A Pequena Loja dos Horrores
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
    Creed 3: Novo filme de Sylvester Stallone e Michael B. Jordan contrata roteirista
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
    Viúva Negra: Revelado o visual do vilão Treinador
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
    Viúva Negra: Revelado o visual do vilão Treinador
    Mulan enfrenta treinamento em nova imagem
    NOTÍCIAS - Pré-Produção
    terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
    Mulan enfrenta treinamento em nova imagem
    Últimas notícias de cinema Pré-Produção
    Filmes mais esperados
    Filmes mais esperados
    Back to Top