Minha conta
    Filha de Stanley Kubrick repudia teoria da conspiração sobre seu pai ter forjado a ida do homem à Lua

    "Vocês não acham que ele seria a última pessoa a ajudar o governo dos Estados Unidos numa terrível traição de seu povo?", escreveu Vivian Kubrick em carta aberta divulgada no Twitter.

    Para os ávidos por teorias da conspiração ligadas ao cinema, o clássico filme de terror O Iluminado é um prato cheio, tanto que há até um documentário (Room 237 - Teorias Loucas Sobre 'O Iluminado') dedicado a destrinchar essas teses, das mais esdrúxulas às mais plausíveis.

    Uma das teorias mais lunáticas, com o perdão do trocadilho, sobre a clássica adaptação para os cinemas do livro de Stephen King com Jack Nicholson no papel principal é que o filme representa a confissão do diretor Stanley Kubrick sobre a suposta "farsa" que teria sido a missão Apollo 11.

    NASA

    Há conspiracionistas que, mesmo sem evidências, acreditam que o homem nunca pousou na Lua e que o evento transmitido para todo o mundo foi filmado em um estúdio e dirigido por Kubrick depois que o governo dos Estados Unidos viu o que o diretor fez em 2001 - Uma Odisséia no Espaço.

    Vivian Kubrick, filha do cineasta, não gosta nada desse hoax. Ela usou o Twitter para se manifestar, de forma veemente e irônica contra o boato, que persiste através das décadas. Para ela, a simples sugestão de que o diretor teria ajudado a forjar uma farsa como a proposta pelos conspiracionistas é um desrespeito a um "artista como o meu pai, que tem um evidente profundo grau de integridade artística, cuja consciência política e social é manifestada em quase todos os filmes que ele fez".

    Os temas altamente controversos [que Kubrick abordou em seus filmes] literalmente colocaram sua vida em risco e ainda assim ele continuou a fazer os filmes que fez... Vocês não acham que ele seria a última pessoa MESMO a ajudar o governo dos Estados Unidos numa terrível traição de seu povo?!?", argumentou Vivian.

    A filha de Stanley Kubrick, cineasta que também dirigiu outros clássicos como Nascido Para MatarLaranja MecânicaDr. Fantástico e Lolita, ainda assumiu que algumas teorias da conspiração sejam reais, mas negou que a tese relacionada ao seu pai seja verdadeira. 

    "Existem muitas conspirações muito reais que aconteceram ao longo da História e estão acontecendo no presente. Eu estou muito consciente das terríveis manipulações perpetuadas por governos, serviços secretos, banqueiros, pelo complexo militar-industrial. Mas e essas alegações de que o pouso na Lua foi forjado pelo meu pai? Eu não consigo entender isso!!? Como alguém poderia acreditar que um dos maiores defensores da humanidade cometeria ato de tamanha traição?"

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top