Minha conta
    Festival de Brasília 2016 escolhe o premiado Cinema Novo como filme de abertura

    Filme de Eryk Rocha venceu o prêmio de melhor documentário em Cannes.

    Depois de vencer o prêmio de melhor documentário no festival de Cannes 2016, Cinema Novo já tem data marcada para a sua primeira projeção no Brasil. O filme será exibido na abertura do 49º Festival de Brasília, dia 20 de setembro, no Cine Brasília.

    Cinema Novo traz uma revisão do movimento dos anos 1960 que reuniu cineastas como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues, produzindo alguns dos maiores clássicos da cinematografia brasileira: Deus e o Diabo na Terra do Sol, Macunaíma, Os Fuzis, São Paulo S.A., Rio 40 Graus...

    Sem a pretensão de efetuar uma leitura histórica do período, o diretor Eryk Rocha faz uma associação livre entre trechos de filme, material de arquivo e depoimentos novos e antigos.

    O curador Eduardo Valente justifica a escolha: "Cinema Novo é o filme ideal para a abertura do Festival de Brasília, pois ao mesmo tempo que coloca o passado e o presente em conexão direta, apontando sempre para o futuro, o filme relembra e exercita um cinema onde estética e política não se separam". O festival de Brasília ocorre entre os dias 20 e 27 de setembro de 2016.

    Relembre a nossa entrevista com Eryk Rocha durante o festival de Cannes:

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top