Minha conta
    Game of Thrones: Quem está assumindo o lugar da Senhora Coração de Pedra na série?

    Não temos Lady Stoneheart, mas isso não significa que não haverá vingança para os Stark.

    Há no mínimo duas temporadas os fãs de Game of Thrones esperam por um determinado retorno na série, que repita os eventos dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo. Por isso, todo ano desde o fim da terceira temporada é a mesma coisa: as pessoas especulam a respeito da Senhora Coração de Pedra (ou Lady Stoneheart, no original), esperam que ela apareça na série, mas por enquanto... nada.

    A sexta temporada foi o primeiro momento desde o final da terceira que houve uma real oportunidade para que o espírito vingativo de Catelyn Stark (Michelle Fairley) de fato aparecesse. Neste ano, a série voltou a ter momentos nas Terras Fluviais, no local que compreende Correrrio e as Gêmeas (o castelo de Walder Frey). Além disso, também reapareceu a Irmandade Sem Bandeiras, que é exatamente o grupo que está unido a Lady Stoneheart. O momento perfeito para que ela aparecesse seria o episódio 08, "No One", quando Sandor Clegane reencontra a Irmandade e acontece o enforcamento dos três que massacraram a vila. Mesmo assim, o diretor Mark Mylod revelou em entrevista que eles jamais tiveram alguma conversa que envolvesse a reaparição de Catelyn.

    Mas isso não significa que não tenha ninguém para vingar os Stark.

    Há algumas evidências, que ficaram mais claras no final da temporada, de que Arya ou Sansa possam estar, aos poucos, assumindo o lugar deixado pela mãe. Sansa Stoneheart ou Arya Stoneheart? As duas já conseguiram se vingar de pelo menos uma pessoa que as causou algum mal, e ambas passam por um processo interessante de mudança ou aprofundamento de personalidade que podem deixá-las mais próximas à personagem dos livros que não será adaptada.

    Basicamente o que transformou Catelyn Tully em Lady Stoneheart foi o fato de ela ter sofrido uma morte extremamente cruel, que permaneceu na sua memória após ter sido ressuscitada, e consequentemente move sua busca por vingança. Agora, na série, Arya e Sansa continuam vivas, mas foram endurecidas também.

    Morte, Ressureição e Vingança

    A mudança de personalidade mais significativa que ocorreu na sexta temporada foi a de Sansa. Após ter sido violentada por Ramsay, ela foge de Winterfell e reencontra Jon como uma nova mulher, endurecida, que deixou de lado a ingenuidade e quer recuperar o que é da família e punir o responsável pela destruição que ela sofreu - ou seja, Ramsay. Assim, ela de fato consegue punir seu agressor no final do episódio 9, mas antes de morrer, Ramsay diz a Sansa que "eu sou parte de você agora", deixando claro que a crueldade dele vive nela.

    Paralelamente, é algo extremamente parecido que transforma Catelyn em Senhora Coração de Pedra. A crueldade de seus agressores (ou neste caso, seus assassinos) acaba sendo transferida para ela e fazendo com que ela busque pela vingança que, agora, a move.

    Já Arya Stark tem sua inseparável lista desde a primeira temporada, e a partir dali o número de pessoas que ela quer matar apenas aumenta. Entretanto, depois dos eventos de Braavos ela pode vir muito mais fortalecida, principalmente por ter vivido uma quase-morte que a fez decidir voltar para casa de uma vez. Tecnicamente, Arya não morre, mas sofre um ferimento extremamente grave que a deixa ainda mais sedenta por vingança.

    Naturalmente, é muito mais provável que seja Arya quem execute suas vinganças do que Sansa, ainda mais com as trocas de rosto que a possibilitam assumir inúmeras identidades. Mas quão legal não seria ver as duas se unindo para derrubar Cersei, Gregor Clegane, Ilyn Payne e companhia?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top