Minha conta
    Internautas criticam personagem "obeso" de Moana, nova animação da Disney

    Semideus dublado por Dwayne Johnson está gerando polêmica na internet.

    Moana, a nova animação da Disney, terá a primeira princesa polinésia. Dwayne Johnson, que tem ascendência polinésia, vai dublar o divertido semideus Maui. A única diferença evidente entre o ator e o personagem é o porte físico: enquanto The Rock tem um corpo tonificado, Maui possui um porte maior, descrito por muitas pessoas como "obeso".

    Depois da divulgação do primeiro trailer, isso tem causado a insatisfação de algumas pessoas — especialmente polinésios — que afirmam que o personagem tem um visual estereotipado. Segundo eles, a figura não condiz com a maioria das pessoas que vivem na Polinésia. Entretanto, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde de 2014, as ilhas dos Pacífico estão entre as nações com mais obesos do mundo.

    A imagem a seguir foi compartilhada por inúmeras pessoas, inclusive pelo jogador de rugby samoano, Eliota Fuimanono-Sapolu, que criticou a figura do personagem, dizendo que esse é o modo como homens brancos veem os polinésios:

    O meme mostra o lutador de WWE Roman Reigns e os atores Jason Momoa e Dwayne Johnson com a seguinte legenda: "três dos homens mais atraentes em Hollywood são polinésios mas o Maui da Disney é meio porco e meio hipopótamo".

    A política neozelandesa, Jenny Salesa, que também postou a imagem em seu Facebook, afirmou que, ao se olharmos para fotos de homens e mulheres da Polinésia nos últimos 100-200 anos, a maior parte deles não é obeso e o estereótipo negativo de Maui não é aceitável. Segundo ela, o filme tem grande potencial de ser um exemplo positivo para as crianças, mas também pode afetar o modo como elas percebem a própria cultura.

    O mito de Maui diz que ele é um semideus muito forte e poderoso que criou as Ilhas do Pacífico após pescá-las do Oceano. Segundo Will Llolahia, da Associação de Mísoca das Ilhas do Pacífico, o Maui da Disney difere da tradicional criação dos mitos do pacífico: "Nas histórias proferidas, ele tem sido criado como uma pessoa de força, de magnitude e natureza divinas".

    Porém, alguns internautas defenderam a representação da Disney, afirmando que Maui não parece obeso, simplesmente forte e poderoso, como a lenda diz, o que se adequa ao físico de muitos polinésios. O youtuber da Nova Zelândia, Isoa Kavakimoto, que se define como alguém "grande", fez um vídeo comentando o assunto: "Ele não parece gordo para mim, ele parece um homem com grande potência capaz de fazer trabalhos extraordinários".

    Para deixar claro, o artista samoano de histórias em quadrinho, Muichael Mulipola, teve que desenhar. Comparando as representações de Moana, seu pai e Maui, ele demonstrou que o tipo de corpo criado pela Disney para o semideus é o mais indicado para os feitos do personagem, de acordo com seu poder e força.

    Moana chega aos cinemas em janeiro de 2017.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top