Meu AdoroCinema
Inteligência artificial escreve roteiro e (quase) vence festival de filmes de ficção científica
Por Rodrigo Torres — 11/06/2016 às 09:45
facebook Tweet

Algoritmo Benjamin escreveu Sunspring, compôs a trilha sonora e depois trapaceou para ganhar o prêmio — cancelado por fraude geral, inclusive dos concorrentes humanos.

O futuro chegou! Desculpem o clichê, mas de que outro jeito noticiar a realização de um roteiro por um programa de inteligência artificial?! Criado em parceria pelo cineasta Oscar Sharp e o pesquisador Ross Goodwin, o algoritmo Benjamin realizou o roteiro do curta-metragem de ficção científica Sunspring, com Thomas Middleditch (Silicon Valley).

Sunspring acompanha três pessoas que vivem em um futuro estranho, possivelmente em uma estação espacial, provavelmente em um triângulo amoroso. "Parece um típico filme de ficção científica alternativo, completado por uma trama sem sentido", define o site Ars Technica, revelando o real problema enfrentado pelo cineasta e o cientista à frente do projeto.

Thomas Middleditch
"Assim que fizemos nossa primeira leitura do roteiro, todos na mesa estavam morrendo do rir", disse Sharp. Segundo ele, o grande desafio foi dar o mínimo de coerência às ideias nonsense de Benjamin, como o fato de o personagem estar "em pé nas estrelas e sentando no chão". Ao fim, se tornou poesia. E uma (esparsa) trama de romance e assassinato num futuro obscuro.

Mas a trajetória de grandes feitos de Benjamin não parou por aí. Versátil, o IA compôs um canção original interpretada pela dupla Andrew James & The Steady Tiger. As coisas ganharam proporção ainda maior quando o filme foi selecionado entre os dez finalistas do concurso de filmes do Sci-Fi London, superando centenas de inscritos. Mas algo começou a dar muito errado quando teve início a votação, e Benjamin entrou novamente em ação.

"Esses caras estavam trapaceando, recebendo milhares de votos. Com certeza estavam usando bots para votar neles", disse Goodwin. Benjamin ficou muito irritado com a trapaça e, na reta final da competição, direcionava 36 mil votos por hora para Sunspring — que passou à liderança da disputa. Por precaução, Sharp comunicou o organizador do festival, Louis Savy, que o algoritmo/escritor/compositor estava votando em seu filme. Coube ao realizador cancelar o concurso, devido às fraudes virtuais e humanas.

Agora confira Sunspring, e diga o que achou. Já tem gente dizendo que IA's podem ser muito úteis na indústria cinematográfica — até melhores escritores que muito roteirista por aí!

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/LY7x2Ihqjmc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
facebook Tweet
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Nós Trailer Legendado
O Retorno de Ben Trailer Legendado
Chorar de Rir Trailer Oficial
Cine Holliúdy 2 - A Chibata Sideral Trailer
A Cinco Passos de Você Trailer Legendado
Vingadores: Ultimato Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Pré-Produção
Vanessa Hudgens vai estrelar e produzir outro filme natalino na Netflix
NOTÍCIAS - Pré-Produção
quarta-feira, 20 de março de 2019
Hustlers: Filme sobre strippers vingativas escala Lili Reinhart, de Riverdale, e Cardi B
NOTÍCIAS - Pré-Produção
terça-feira, 19 de março de 2019
Revelação de Infiltrado na Klan vai estrelar novo filme de Christopher Nolan
NOTÍCIAS - Pré-Produção
terça-feira, 19 de março de 2019
The Flash: Ezra Miller vai reescrever o roteiro para torná-lo mais sombrio
NOTÍCIAS - Pré-Produção
segunda-feira, 18 de março de 2019
Annabelle 3 ganha título oficial
NOTÍCIAS - Pré-Produção
segunda-feira, 18 de março de 2019
Annabelle 3 ganha título oficial
Admirável Mundo Pop: Patrulhar nem sempre é preciso
NOTÍCIAS - Pré-Produção
domingo, 17 de março de 2019
Admirável Mundo Pop: Patrulhar nem sempre é preciso
Últimas notícias de cinema Pré-Produção
Filmes mais esperados
Filmes mais esperados
Back to Top