Minha conta
    Exclusivo: Juliana Paes, Nelson Xavier e o diretor Marcelo Galvão apresentam o premiado A Despedida

    Após dois anos de espera, o filme chega hoje ao circuito comercial brasileiro.

    A primeira vez que o AdoroCinema pôde conferir A Despedida foi no Festival de Gramado de 2014, de onde o longa-metragem sairia com os prêmios de direção, ator (Nelson Xavier), atriz (Juliana Paes) e fotografia. Já na época, a história tocante de um senhor de 92 anos que decide fazer um passeio e encontrar sua amante, décadas mais jovem, chamou a atenção. Quase dois anos depois, o longa enfim chega ao circuito comercial. E o AdoroCinema, é claro, foi conversar com os principais responsáveis pela produção.

    "Independente da minha participação, gosto muito porque é cinema pobre", afirma Nelson Xavier. "É B.O. [baixo orçamento], foi feito rápido e com equipe pequena. Como linha de cinema, é o caminho do brasileiro, foge da superprodução e da linha de comédia caça-níquel", complementa o ator.

    O diretor Marcelo Galvão também ressaltou as dificuldades em lançar A Despedida nos cinemas. "Um filme independente, que não tem distribuidora [..] durante este tempo todo a gente veio procurando uma forma de distribuir. Eu até acho rápido. Fico vendo outros filmes, lançados na mesma época em que estávamos em Gramado, que estão sendo lançados agora."

    "Este é um filme muito mais intimista e tem o tempo que demora", explica o diretor. "Até falo que o filme tem três personagens principais: a Juliana, o Nelson e o tempo. Para o Nelson, que interpreta um senhor de 92 anos, pegar um copo é uma aventura [..] Muita coisa acontece neste tempo que ele tem para pegar o copo."

    Em um papel bem mais dramático do que o habitual, Juliana Paes revelou sua satisfação em fazer A Despedida. "Estava muito a fim de fazer este filme. Sempre gostei destes personagens com apelo mais dramático, mas nem sempre eles caem nas mãos de figuras como eu, que são sempre muito sorridentes e expansivas." A atriz falou também sobre ser vista no cinema sem maquiagem: "O Marcelo [Galvão] me disse que precisava ficar descaracterizada e eu logo falei se ele queria dizer feia? Sem maquiagem, quer marcar algum vinco ou alguma ruga? Pode fazer! Eu quero isto! Óbvio que é gostoso estar aqui bonita e maquiada, mas para um personagem não tenho qualquer vaidade, muito pelo contrário."

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Gramado 2014: Nelson Xavier brilha no sensível A Despedida
    Comentários
    Back to Top