Minha conta
    Começa hoje o 39º Festival Guarnicê de Cinema

    Tradicional festival maranhense homenageará Neville D'Almeida, responsável pelo filme de abertura, o drama A Frente Fria Que A Chuva Traz.

    Parte fundamental do calendário cultural da cidade de São Luis, começa nesta segunda-feira (06) o 39º Festival Guarnicê de Cinema. O tradicional evento começa hoje e vai até o próximo sábado, dia 11 de junho.

    Com o tema "Novos olhares, novas experiências", o festival deste ano homenageará o diretor Neville D'Almeida, cineasta brasileiro responsável por filmes que trazem uma forte carga de contestação do moralismo, como A Dama do Lotação (filme nacional com a quarta maior bilheteria de todos os tempos), Os Sete Gatinhos e Matou a Família e Foi ao Cinema.

    O Guarnicê 2016 começa com uma sessão especial, fora de competição, de A Frente Fria que a Chuva Traz, mais recente trabalho de Neville como diretor de ficção, encerrando um hiato de quase 20 anos sem lançar um longa-metragem dramático.

    A solenidade de abertura vai acontecer no Teatro Arthur Azevedo e contará com a presença de Neville e da atriz Juliane Araújo, além de um pocket show da cantora Cecília Leite. A partir de terça-feira começam as mostras competitivas (curtas e longas) e as demais mostras.

    Ao todo, quatro longas-metragens concorrem na mostra competitiva. O drama O Signo das Tetas, de Frederico Machado, acompanha a jornada de um homem em busca de suas raízes em regiões remotas do Maranhão. O último trabalho do diretor, o filme O Exercício do Caos, foi consagrado no Festival Guarnicê de Cinema de 2014. Ralé, da cineasta e atriz ícone do cinema marginal Helena Ignez, acompanha uma equipe de jovens que grava um filme em uma fazenda e traz Ney Matogrosso no elenco. Travessia, de João Gabriel, mostra um drama de pai e filho envolvendo drogas e desamparo estrelado por Chico Diaz e Caio CastroPara a Minha Amada Morta, de Aly Muritiba, traz a história de um enlutado viúvo em dúvida sobre o amor que sua esposa sentia por ele.

    Outros 16 curtas metragens, incluindo dramas, documentários e uma animação, completam a mostra competitiva da categoria. As demais mostras são a Cenário Brasil, Cenário Maranhão, Guarnicêzinho, Cinema não tem idade, Mostra Jovem e uma mostra dedicada a Neville D'Almeida.

    Além disso, haverá espaço para encontros de debates com diretores (as) e atrizes como Mayana Neiva, Djin Sganzerla, Helena Ignez e Frederico Machado.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top