Minha conta
    Festival Guarnicê 2016 terá homenagem a Neville D'Almeida e valorização de "novos olhares, novas experiências"

    Festival de cinema chega a sua 39ª edição em 2016.

    Realizado na cidade de São Luís há quase quatro décadas, o Festival Guarnicê de Cinema é o quarto festival de cinema mais antigo do Brasil. A edição deste ano do tradicional evento maranhense contará com homenagens ao diretor Neville D'Almeida, a presença de atores como Letícia Sabatella e Chico Diaz, mostras competitivas de longas e curtas, mostras paralelas e oficinas.

    "Nesse ano, tivemos 250 filmes inscritos e todas as produções com uma qualidade impressionante. Logo, nosso trabalho de seleção foi bem difícil, mas selecionamos 20 filmes, sendo 16 deles de curta-metragem e 4 de longa-metragem que irão disputar as premiações em dinheiro", afirmou Fernanda Pinheiro, coordenadora geral do Guarnicê à respeito da mostra competitiva em comunicado oficial divulgado para a imprensa.

    Ao todo, quatro longas-metragens concorrem na mostra competitiva da categoria. O road movie O Signo das Tetas, de Frederico Machado, acompanha a jornada de um homem em busca de suas raízes em regiões remotas do Maranhão. Ralé, da cineasta e atriz Helena Ignez, aborda temas recorrentes do cinema marginal ao acompanhar uma equipe de jovens que grava um filme em uma fazenda. Travessia, de João Gabriel, traz um drama de pai e filho estrelado por Chico Diaz e Caio Castro. Para a Minha Amada Morta, de Aly Muritiba, mostra a história de um enlutado viúvo em dúvida sobre o amor que sua esposa sentia por ele.

    A mostra competitiva de curtas têm na diversidade de temáticas e de propostas sua principal característica, com destaque para curtas-metragens das mais plurais expressões artísticas e narrativas, com dramas, documentários e uma animação.

    Além das duas mostras competitivas há ainda espaço para as mostras Cenário Maranhão e Cenário Brasil.

    Neville D' Almeida, homenageado do ano, é diretor de importantes produções nacionais como A Dama do Lotação, com Sônia Braga, que levou mais de seis milhões de brasileiros aos cinemas no final dos anos 70.

    O tema do 39º Festival Guarnicê de Cinema é "Novos olhares, novas experiências", conforme solenidade de lançamento realizada na manhã da última terça-feira (24). "Sabemos da importância que o Festival de Cinema tem para área cultural do Maranhão. Esse é o momento que a Universidade, nos seus 50 anos de existência, fortalece suas políticas de apoio aos projetos de extensão; serve de estímulo para que os alunos da UFMA possam se aproximar da sétima arte, além de ser uma oportunidade para cineastas locais e nacionais divulgarem suas produções cinematográficas", afirmou a reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela, na ocasião.

    O festival será realizado entre os dias 6 e 11 de junho, no Centro Histórico de São Luís, com cobertura especial do AdoroCinema.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top