Minha conta
    Festival de Cannes 2016: Equipe de Aquarius protesta contra o impeachment de Dilma Rousseff em première

    Atores levaram cartazes com dizeres como "Um golpe ocorreu no Brasil" e "O mundo não pode aceitar esse governo ilegítimo".

    M. Petit / Festival de Cannes / Divulgação

    A equipe de Aquarius, filme que representa o Brasil na disputa da Palma de Ouro, realizou um protesto contra o presidente interino do Brasil, Michel Temer, e contra o impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff.

    No tapete vermelho do Festival de Cannes, na França, o diretor Kleber Mendonça Filho e o elenco de seu filme, que conta com atrizes como Sônia Braga e Maeve Jinkings, exibiram cartazes com mensagens para a comunidade intenacional.

    As mensagens destacam o número de votos recebidos por Dilma nas eleições presidenciais de 2014 e chamam o processo que resultou em seu afastamento e pode resultar na perda de seu mandato de golpe.

    "Um golpe ocorreu no Brasil", "Resistiremos", "O mundo não pode aceitar esse governo ilegítimo", "54.501.118 votos jogados ao fogo" e "Chauvinistas, racistas e golpistas como ministros" foram algumas das mensagens exibidas para câmeras de todo o mundo.

    Um dos membros da equipe chegou a desabotoar a camisa que vestia para mostrar a estampa da camiseta que usava por baixo do traje social, que trazia um retrato de Dilma Rousseff em 1970, aos 23 anos, quando foi uma das diversas presas políticas do regime militar.

    Já dentro da sala de exibição, a equipe de Aquarius seguiu com um protesto. Antes de apresentar o filme, uma faixa com a frase "Parem o golpe no Brasil" foi estendida.

    Em entrevista para a agência de notícias AFP, a atriz Sônia Braga opinou sobre a conjuntura política brasileira. "Eu moro nos Estados Unidos, mas também no Brasil, tenho família e amigos lá e penso que o que está acontecendo, a manipulação da tomada do poder, tem que ser exposto ao mundo inteiro. Uma das coisas que mais me preocupa é como o Brasil está dividido. Nunca havia visto o meu país tão dividido."

    Em seu perfil oficial no Twitter, Dilma Rousseff agradeceu ao apoio. "Obrigada, Kleber Mendonça Filho, Sonia Braga e Maeve Jinkings - o talento do Brasil em Cannes."

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top