Minha conta
    Exclusivo: James McAvoy comenta as mudanças de Charles Xavier em X-Men: Apocalipse

    E ainda o relacionamento com Magneto e o diretor Bryan Singer, a cadeira nova de seu personagem e muito mais!

    Foi necessária uma certa paciência para conversar com James McAvoy nos sets de filmagens de X-Men: Apocalipse. Afinal de contas, ele estava rodando a maioria das cenas agendadas para aquele dia e, com isso, havia pouco tempo livre entre uma sequência e outra. Mas enfim uma brecha surgiu e o atual Charles Xavier pôde conversar com a imprensa internacional em um bate-papo bem-humorado e repleto de detalhes!

    A estreia de X-Men: Apocalipse nos cinemas está agendada para 19 de maio.

    FICAR CARECA

    Após muita especulação, enfim James surgirá careca em X-Men: Apocalipse. "Isso é algo que eu me preparei para fazer desde o primeiro X­-Men e o fato de não fazermos isso em Primeira Classe foi uma surpresa. O fato de não fazermos isso em Dias de um Futuro Esquecido também foi uma surpresa. Então, estou feliz de finalmente fazermos isso, porque acho que é algo que os fãs de X-­Men e os fãs dos filmes anteriores de X­-Men estavam esperando."

    O ator comentou ainda sobre o impacto da versão cabeluda de Xavier, vista nos filmes anteriores da atual trilogia. "Acho que, até certo ponto, os fãs gostavam do fato do meu professor Xavier ter cabelo e ser diferente do que todos esperavam do personagem, mas desde que chegássemos ao ponto em que o personagem fica careca. Acho que é o certo a se fazer, honrar não apenas o material dos quadrinhos mas também os fãs da primeira trilogia de filmes."

    Apesar da novidade, ele descarta prontamente qualquer comparação com o Xavier visto na primeira trilogia dos heróis mutantes. "Não estamos tentando imitar Patrick Stewart ou o personagem que ele fez, porque interpreto um outro personagem, um personagem que criamos com tonalidades diferentes desde o início. Mas ficar careca é um dos detalhes físicos que acabaríamos tendo que fazer em algum momento."

    SAINDO DA CRISE

    "Ele não sente mais pena de si mesmo", disse McAvoy, se referindo ao estado de Xavier em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. "Tivemos um pouco de problemas com a progressão do personagem, porque a questão é que agora ele acredita de novo e, por isso, nós não poderíamos fazer com que o personagem simplesmente parasse de acreditar novamente, porque já fizemos isso anteriormente. No entanto, acho que nós colocamos o personagem em um lugar interessante neste filme. Eu não vou dar nenhum spoiler, mas ele sai de um lugar de esperança para um lugar mais complicado."

    VARIAÇÕES DE UM MESMO CHARLES

    Questionado sobre as mudanças em Xavier ao longo dos três filmes, James McAvoy não pensou duas vezes: "O Charles de agora é parecido com o Charles que vimos em Primeira Classe. É claro que ele não é tão egoísta, pretensioso ou arrogante como era e agora também é muito mais otimista."

    "Em todos os três filmes, Charles é retratado de uma forma diferente, na verdade. Desta vez, eu acho que foi a mais difícil. Em Primeira Classe, Charles é um bon vivant. Ele é muito inteligente, mas suas principais atividades são beber cerveja e conquistar mulheres. Era um personagem divertido, fácil de alcançar. É interessante perceber o crescimento do personagem durante o filme, como ele se torna mais responsável, de uma forma geral. Mas é no final do filme que ele passa pelo trauma, sofre o acidente que ajuda a criar o Charles de Dias de um Futuro Esquecido."

    "No segundo filme, era um personagem diferente, mas também fácil de alcançar. Um cara amargurado, arrasado, deprimido, quase um viciado. A jornada de Charles durante o segundo filme é muito forte e clara, ele passa por uma redenção. Mas em Apocalipse, Charles tem tanto ânimo quanto no primeiro filme, mas é tão responsável quanto o Charles que termina o segundo filme. É difícil interpretar um adulto com responsabilidades. De fato, é mais difícil que interpretar alguém sem perspectivas na vida ou alguém sem grandes preocupações."

    A CADEIRA DE XAVIER

    Uma marca registrada do líder dos X-Men é sua cadeira de rodas, que pode surgir de forma mais tradicional ou futurista. "Adoro a cadeira do Charles, amo aquela cadeira. Ele tem uma nova cadeira neste filme e ela é muito bonita. Eu pedi uma cadeira nova e eles me deram uma cadeira nova! Uau, essa é a sensação de estar em um filme de grande orçamento!"

    O ator ainda explicou quais foram as novidades na nova cadeira de seu personagem: "Ela foi desenhada especialmente para mim. Eu não uso mais a cadeira de Patrick [Stewart], que foi a cadeira que eu usei em certos pontos do último filme. Eu simplesmente uso a minha nova cadeira. Ela é mais rápida, mais ágil, mais bonita e eu consigo fazer ótimas manobras. E isso não é piada não, eu realmente consigo fazer ótimas manobras."

    RELAÇÃO COM MAGNETO

    "Vai ser algo como 'por que eu ainda sou seu amigo? Eu salvo você, você me salva, nós passamos um tempo um com o outro, uns 20 minutos no filme e aí a gente se despede e, dez anos depois, a gente se reencontra depois de você ter matado um monte de gente. É sempre assim, a gente devia acabar logo com essa amizade'", brinca o ator.

    "Acho que a relação entre eles é um tipo muito tradicional entre os homens, uma amizade que pode durar para a vida inteira sendo sempre a mesma coisa. Por outro lado, a relação com alguém que você mantém relações sexuais ou amorosas durante muitos anos é completamente diferente, porque esta relação está sempre se modificando, constantemente. Em relação à amizade, eu não sei bem como funciona para as mulheres, mas a amizade que mantenho com homens é igual há mais de vinte anos. E o que acho interessante sobre a amizade entre Erik e Charles é exatamente isso: não importa o lado em que eles estejam, eles se comportam da mesma maneira um com o outro. Eles ainda se entendem e ainda gostam um do outro, mesmo com o fato de que Erik é um assassino em massa e um supremacista mutante."

    ELENCO

    "Todo o elenco é muito divertido e muito talentoso. Somos muito sortudos por termos aumentado nosso bando com pessoas talentosas da última vez. Nós também aceitamos de maneira benevolente a vinda de Hugh Jackman no último filme e, aparentemente, ele foi ótimo!"

    BRYAN SINGER

    "É sempre bom trabalhar com alguém como Bryan, que tem uma mão firme sobre o material", afirmou o ator sobre o diretor de quatro dos seis filmes já lançados dos X-Men. "Ele fez um ótimo trabalho no último, fez um ótimo trabalho na maioria de seus filmes e, a partir do último filme, eles (Bryan, Simon Kinberg e o estúdio) já tinham uma ideia bem estabelecida do que fazer para este filme, a direção certa a ser seguida após este. Então, é ótimo ter Bryan na direção porque ele vive e respira o projeto."

    ANOS 80

    Situado em 1983, X-Men: Apocalipse trará várias referências à cultura da época. James revelou de que forma seu personagem se ambientará neste universo. "Eu uso uma roupa que me deixa parecido com Andrew McCarthy em O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas ou algo do gênero. É bem legal, é a roupa especial que eu uso para ver Moira, a personagem de Rose Byrne. O que há de bastante anos 80 no filme é que o meu corte de cabelo é totalmente dessa época, muito louco. O que mais? Eu tenho um relógio dos anos 80 que é muito legal também."

    O AdoroCinema viajou a Montreal a convite da Fox Film do Brasil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top