Minha conta
    Capitão América: Guerra Civil é a maior estreia da semana (e de todos os tempos no Brasil)

    Filme da Marvel chega em circuito massivo. Drama biográfico O Dono do Jogo, com Tobey Maguire, comédia francesa O Que Eu Fiz Para Merecer Isso?, e drama nacional A Frente Fria Que a Chuva Traz também são destaques.

    Capitão América: Guerra Civil estreia em circuito recorde no Brasil nesta quinta-feira (28). O mais recente filme do Universo Marvel Cinematográfico abre em 1.400 salas de cinema do país, tornando-se o mais amplo lançamento já realizado neste território, superando  Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (1.339 salas) e Star Wars - O Despertar da Força (1.320 salas). De acordo com dados de 2015, o Brasil tem 2.870 salas de cinema em funcionamento e Guerra Civil está em praticamente metade (48,78%) delas.

    Com direção dos irmãos Joe e Anthony Russo, a superprodução orçada em algumas centenas de milhões de dólares coloca o Capitão América (Chris Evans) e o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), até então parceiros nos Vingadores, em lados distintos de uma batalha que envolve a participação dos heróis em questões relacionadas à segurança pública. Tony Stark apoia que o governo regulamente as atividades do grupo. Steve Rogers discorda. O elenco conta com Scarlett Johansson (Viúva Negra), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Anthony Mackie (Falcão), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Chadwick Boseman (Pantera Negra), Paul Bettany (Visão), Elizabeth Olsen (Feiticeira Escarlate), Paul Rudd (Homem-Formiga) e Tom Holland (Homem-Aranha).

    Baseado em fatos reais, o drama O Dono do Jogo acompanha o enxadrista americano Bobby Fischer (Tobey Maguire) que desafia o habilidoso e "invencível" soviético Boris Spassky (Liev Schreiber) durante a Guerra Fria, fato que representa um confronto entra as duas superpotências. A direção é de Edward Zwick, de O Último SamuraiDiamante de Sangue e Amor & Outras Drogas. Estreia em 46 salas.

    A comédia francesa O Que Eu Fiz Para Merecer Isso?, de Patrice Leconte (Meu Melhor Amigo), abre em 22 salas. O filme acompanha um simples desejo do protagonista (Christian Clavier) de escutar um raro álbum de jazz que encontrou em um sebo ser transformado numa tarefa hérculea após sua família e vizinhos desencadearem uma série de inconvenientes. Abre em 22 salas.

    As demais estreias são o documentário franco-italiano Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi; a adaptação francesa de Dostoiévski Dois Rémi, Dois; os dramas nacionais Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán, e A Frente Fria Que a Chuva Traz, de Neville D'Almeida, e Teobaldo Morto, Romeu Exilado, de Rodrigo de Oliveira; e o documentário nacional Geraldinos, de Pedro Asbeg e Renato Martins.

    Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação.

    Confira abaixo os trailerscríticas e a opinião da imprensa sobre os filmes que estreiam nesta semana:

    Capitão América: Guerra Civil: "No fim, a cumplicidade entre os heróis aqui é mais nítida do que em Vingadores 1 e 2 (não à toa, Capitão América: Guerra Civil vem sendo chamado de "Vingadores 2,5"), mesmo em um cenário que os coloca em lados opostos. E o resultado é não só divertido, como emocionante, palatável tanto para gregos, quanto troianos, ou seja, vale para iniciantes e fanboys." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    O Dono do Jogo: "Tobey Maguire consegue transitar entre a histeria ofensiva e o vitimismo defensivo de maneira coerente e multifacetada. Seria fácil detestar esta figura grosseira, mas o ator traz compreensão ao personagem. Stuhlbarg e Schreiber também são muito competentes, sobretudo na segunda metade da história. Com este projeto, Zwick venceu o desafio de tornar o xadrez cinematograficamente dinâmico mas, no caminho, negligenciou o caráter humano e histórico dessa fábula da Guerra Fria." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    O Que Eu Fiz Para Merecer Isso?: "...cumpre seu papel, divertindo o público com conflitos fantasistas, e relegando os problemas reais ao nível dos detalhes. É possível rir dessas histórias por sua insistência agressiva em agradar: para garantir que ninguém sairá descontente da sala de cinema, a conclusão inclusive oferece uma redenção do personagem arrogante. É um cinema essencialmente popular e inofensivo." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Fogo no Mar: "O maior incômodo diante de Fogo no Mar é perceber que o cineasta não está interessado nas histórias individuais dos viajantes, em seus nomes, suas dores, suas personalidades. Ele deseja apenas apreender suas imagens [...] Rosi sabe compor imagens muito bem, e encontra-se na hora certa, nos locais certos. Mas o cineasta não vai além da constatação, trocando a reflexão política pela apreciação estética." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Dois Rémi, Dois: "...lembra uma pequena crônica, uma história que começa e termina sem peso, fluindo ao longo de sua trajetória. Proporciona uma sessão agradável, despertando sorrisos com suas figuras excêntricas e diálogos improváveis. Mas a falta de ambição cinematográfica se faz sentir no resultado final. Afinal, agradável não é sinônimo de memorável." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    A Frente Fria Que a Chuva Traz: "A realidade de Alisson e seus amigos afugenta e provoca asco, pelo modo com as pessoas são tratadas e representadas. Entretanto, o ponto forte do filme é justamente este. Em sua volta ao cinema, Neville entrega um universo odioso e irritante, que abusa do discurso vazio para se justificar, mas que faz parte da sociedade atual. É como denúncia de uma realidade torta que o filme deve ser encarado, por mais que também possua problemas que atrapalhem seu desenvolvimento narrativo." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.

    Exilados do Vulcão: Leia a opinião da imprensa.

    Geraldinos:

    Teobaldo Morto, Romeu Exilado: Leia a opinião da imprensa.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top