Minha conta
    Conheça o desenho original da Branca de Neve que foi banido por ser muito sexy

    O visual da princesa fora inspirado na personagem Betty Boop. Vem ver!

    Pensar em Branca de Neve e os Sete Anões é lembrar de uma protagonista de cabelos pretos, pele branca como a neve e lábios vermelhos como uma maçã - uma personagem bem jovem, modesta e inocente, certo? Mas essa não foi a primeira versão imaginada pelos ilustradores. Acredite, o primeiro visual de Branca de Neve causou um escândalo com a Disney, que até tentou destruir os desenhos para proteger a sua reputação.

    Originalmente, Walt Disney contratou os animadores do cartoon dos anos 30, Betty Boop. Provavelmente porque, na época, poucas pessoas tinham experiência em animação de figuras humanas de forma convincente.

    Só que a escolha foi meio contraditória, afinal, Betty Boop, a musa dos cartoons, era uma menina conhecida principalmente por sua imagem sedutora (e seminua) e Disney queria uma Branca de Neve mais modesta e inocente. O visual entregue pelos animadores foi este ao lado:

    Quando Walt viu o desenho de sua primeira princesa de longa-metragem (vale lembrar que Perséfone, do curta animado A Deusa da Primavera, foi, de fato, a primeira princesa dos estúdios), ficou chocado, pois fugia completamente do que ele havia imaginado. A personagem tinha cílios longos e esvoaçantes, lábios fazendo biquinho, e ainda levantava o vestido, deixando os tornozelos à mostra.

    Enquanto a indignação moral sobre um vislumbre de tornozelo e um beicinho vermelho podem parecer ridículos hoje em dia, precisamos lembrar que Branca de Neve e os Sete Anões foi feito na conservadora década de 30 e Walt Disney levava a imagem de sua companhia muito a sério.

    Então, o criador recusou essa imagem "atrevida" e a substituiu por uma princesa bem menos provocante em um vestido de camponesa, como a conhecemos, abafando todo o caso. Tanto que a ilustração vista acima é o único resquício da existência da Branca de Neve original. A imagem em celulóide foi vendida em um leilão de Boston em 2014 por 15 mil dólares.

    Bobby Livingstone, um especialista em arte, explicou no leilão da RR Auctions:

    "Esta é a primeira versão de Branca de Neve que conhecemos... Walt Disney contratou os artistas que fizeram Betty Boop e sua primeira versão de Branca de Neve se assemelhava a Betty Boop, tal como o modo que ela segurava a saia para cima." E continuou: "Esta não é a imagem que Disney queria para Branca de Neve e ele matou essa versão. Ele achava que Branca de Neve tinha que ser sadia e enraizada na inocência ao invés de ser sexy."

    E aí, concorda com a mudança no visual da princesa de 1937?

    Vale lembrar que Betty Boop vai ganhar filme! Reveja um dos episódios protagonizados por ela:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top