Minha conta
    15 escolhas de elenco que despertaram polêmica

    Scarlett Johansson, Johnny Depp, Daniel Craig...

    Nas últimas semanas, Hollywood tem sido criticada por escolher Scarlett Johansson para o papel de uma mulher asiática em Ghost in the Shell, assim como por escalar Tilda Swinton no papel do Ancião, um homem tibetano, em Doutor Estranho.

    Mas estas escolhas polêmicas se justificam? O que acontece depois que os filmes polêmicos estreiam nos cinemas? Descubra com a nossa lista de 15 escolhas controversas de elenco.

    1. Scarlett Johansson em Ghost in the Shell (2017)

    Por que despertou polêmica? A história do mangá é tipicamente asiática, fazendo referência a vários elementos importantes da cultura japonesa. A personagem principal, inclusive, se chama Motoko Kusanagi. Mesmo assim, os produtores acreditaram na popularidade de Scarlett Johansson para o papel.

    Qual foi o resultado? As filmagens ainda não começaram, mas a má repercussão da escolha tem gerado discussões entre os produtores. Uma (péssima) alternativa proposta foi a de modificar digitalmente o rosto da atriz, para que se pareça com uma mulher japonesa.

    2. Ben Affleck em Batman vs Superman - A Origem da Justiça (2016)

    Por que despertou polêmica? O nome do substituto de Christian Bale era muito aguardado pelos fãs. Vários atores foram cogitados, mas ninguém apostava em Ben Affleck, que já tinha decepcionado em Demolidor - O Homem Sem Medo (2003). O ator respondeu educadamente a todas as críticas, e prometeu que este filme seria muito melhor que Demolidor.

    Qual foi o resultado? O público correu para os cinemas e fez de Batman vs Superman um sucesso, embora os críticos não tenham gostado muito do resultado. Mas quase ninguém criticou o trabalho de Affleck, que fez uma composição sombria e complexa do Homem-Morcego.

    3. Tilda Swinton em Doutor Estranho (2016)

    Por que despertou polêmica? Nos quadrinhos, o Ancião é um homem idoso, nascido no Tibete. Ele é geralmente retratado como calvo, com fios brancos e rugas profundas no rosto. Por isso, a escolha da britânica de 55 anos para o papel não agradou a todos.

    Qual foi o resultado? Swinton, atriz engajada, prometeu que o filme vai dar uma razão plausível para esta mudança no personagem. Já o roteirista C. Robert Cargill afirma que o personagem original correspondia a um estereótipo racial ofensivo aos chineses, por isso preferiu fazer a alteração.

    4. Heath Ledger em Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)

    Por que despertou polêmica? Antes deste filme, Ledger era um ator que misturava bons dramas (O Segredo de Brokeback Mountain) com filmes de ação nada interessantes (Os Irmãos Grimm). Ele era considerado novo demais para o personagem, muito "galã" para o papel do vilão, e incapaz de repetir a profundidade que Jack Nicholson tinha dado ao papel.

    Qual foi o resultado? Mais de trinta prêmios, incluindo o Oscar, Globo de Ouro e o BAFTA. Após esta composição excepcional, Ledger é considerado o melhor Coringa de todos os tempos.

    5. Adam Driver em Star Wars - O Despertar da Força (2015)

    Por que despertou polêmica? Adam Driver, conhecido como o esquisitão da comédia Girls, não foi considerado uma escolha adequada para um personagem tão importante quanto o principal vilão de Star Wars VII. Jornais como The Guardian e sites como o Grunge fizeram matérias inteiras questionando a escolha do ator.

    Qual foi o resultado? O filme recebeu críticas muito positivas, arrecadou incríveis US$2 bilhões nas bilheterias mundiais, e Adam Driver foi aclamado por seu vilão ambíguo e multifacetado, digno de Darth Vader.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top