Meu AdoroCinema
    Exclusivo: Visitamos as filmagens de Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos, com Edson Celulari e Soledad Villamil
    Por Bruno Carmelo — 21/04/2016 às 08:30
    facebook Tweet

    No drama, um homem cego descobre a oportunidade de retomar a visão através de uma cirurgia.

    Chega aos cinemas este ano um drama tão singular quanto seu título: Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos, novo projeto do cineasta Paulo Nascimento (A Oeste do Fim do Mundo). A história gira em torno do casal Vittorio (Edson Celulari) e Clarice (Soledad Villamil, de O Segredo dos Seus Olhos). Ele é um pizzaiolo, cego de nascimento, enquanto ela vem de uma família rica, e trocou todo o conforto de suas origens para ajudar a manter financeiramente a família.

    Um dia, Vittorio descobre que uma cirurgia permitiria que ele enxergasse pela primeira vez. A ideia é ótima, mas como se adaptar à nova realidade? Depois de passarem por Porto Alegre, as filmagens se mudaram para o bairro do Bixiga, em São Paulo. O AdoroCinema foi convidado a acompanhar o último dia de trabalho de Soledad Villamil antes do retorno à Argentina. 

    Ao lado da Escadaria do Bixiga, vizinhos e comerciantes acompanhavam a interação entre Vittorio e Clarice a céu aberto. A cena que pudemos conferir corresponde ao momento em que a esposa explica ao marido tudo que o casal poderá ver juntos caso ele se submeta à cirurgia. Muito tranquilo, o diretor Paulo Nascimento se dedicava quase exclusivamente ao trabalho com os atores, enquanto a equipe técnica afinava cada aspecto da fotografia, do som, da continuidade... Julgando pela expressão do cineasta durante a cena, ele estava encantado com o desempenho da atriz argentina.

    Paulo Nascimento dirige Edson Celulari e Soledad Villamil

    Começando o projeto

    "Eu vejo muitos filmes argentinos, desde antes de eles entrarem na moda, até por morar em Porto Alegre. Sempre acompanhava o trabalho da Sole, e tive a ideia de fazer com ela a personagem da judia argentina que vem morar em Higienópolis. Teve a preocupação com o idioma, eu disse que teria que ser em português, mas para a minha surpresa, ela topou na hora!". Soledad completa: "Ensaiamos desde outubro, depois em novembro e fevereiro. Além disso, tive um coaching de português por Skype e a ajuda de uma fonoaudióloga".

    Edson Celulari, no entanto, tem uma relação muito mais longa com o cineasta: "Eu acompanho os projetos do Paulo há 13 anos. Fiz o primeiro longa dele, Diário de um Novo Mundo, e depois fizemos a série Animal para a TV Globo. Agora veio esse projeto, e temos outros em vista. Quando ele escreveu o roteiro, tinha outra ideia para o elenco, mas torci para este projeto vir para mim, e depois de uns anos, a oportunidade chegou. É um desafio, mas comprei com toda a vontade"

    Soledad Villamil se despede da equipe em seu último dia de trabalho

    Ensaio sobre a cegueira

    "Quanto mais eu convivo com deficientes visuais, mais descubro sobre eles", explica Paulo Nascimento. "A gente se sente até com vergonha de ver como são felizes. Tentamos passar esta força dos deficientes para a história. Acho que a Clarice se apaixonou pelo Vittorio por isso: ele é forte, alegre, autossuficiente. Mas esse filme não é sobre a cegueira: é sobre a dificuldade de aceitar as pessoas como elas são".

    Sobre a história do personagem cego que retoma a visão, o diretor completa: "Se perguntarem a alguém que enxerga se ele quer ficar cego, a pessoa vai dizer que não. Mas se perguntarem aos cegos se eles querem ver, muitos também vão dizer não. É uma vida que está pronta. Nós consideramos nosso mundo visual como o único possível, mas eles também". Soledad explica: "O cego é uma pessoa misteriosa para nós, não conseguimos compreender um mundo tão diferente do nosso"

    Celulari comenta a preparação para o papel: "Muitos cegos, depois de uma idade, começam a ganhar peso, então engordei 15kg para viver esse personagem. Aprendi a fazer pizza de olho aberto, fazer pizza de olho fechado, e pesquisei muito sobre a realidade deles. Vivi na casa de pessoas cegas, passei muito tempo com eles, além de ter um trabalho de coaching. Acho que contamos a história com a emoção certa".

    O diretor Paulo Nascimento (de costas) durante as filmagens

    Cinema argentino à brasileira

    Para Edson Celulari, "este é um filme diferente da maioria das produções no Brasil, ele se parece muito mais com um projeto argentino, pela delicadeza e pelo retrato de pessoas comuns. Nada explode, ninguém mata ninguém. São pessoas normais, algo que é mais típico do cinema argentino. Para mim, foi maravilhoso interpretar um personagem deste porte nesta fase da minha carreira".

    Soledad Villamil afirma não conhecer tão bem o cinema brasileiro para efetuar uma comparação, mas concorda com as afinidades do projeto com o cinema argentino: "Você deve ter visto na filmagem: nós trabalhamos muito os detalhes, as coisas pequenas, que tiram o filme do óbvio. São pessoas comuns, vivendo histórias comuns. Elas poderiam morar em qualquer uma dessas casas ao redor". Para Nascimento, a simplicidade é um trunfo e um desafio: "É muito difícil fazer uma história sobre pessoas comuns. Qualquer história poderia parecer óbvia demais, ou pretensiosa demais. É necessário juntar muitos fatores... Não sei dizer como fazer a mistura funcionar".  

    Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos deve estrear ainda em 2016, no fim do ano.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    As Panteras Trailer Legendado
    Bixa Travesty Trailer Original
    Um Dia de Chuva em Nova York Trailer Legendado
    Dora e a Cidade Perdida Trailer Legendado
    Azougue Nazaré Trailer Oficial
    Sereia Predadora Trailer Original
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Entrevistas
    Dora e a Cidade Perdida: "Ela é a primeira super-heroína latina", afirma elenco sobre diversidade em Hollywood (Entrevista exclusiva)
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    domingo, 10 de novembro de 2019
    Dora e a Cidade Perdida: "Ela é a primeira super-heroína latina", afirma elenco sobre diversidade em Hollywood (Entrevista exclusiva)
    Star Wars: Daisy Ridley revela qual é a cena mais emocionante de Episódio IX (Entrevista)
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    sábado, 9 de novembro de 2019
    Star Wars: Daisy Ridley revela qual é a cena mais emocionante de Episódio IX (Entrevista)
    Últimas notícias de cinema Entrevistas
    Filmes da semana
    de 14/11/2019
    Dora e a Cidade Perdida
    Dora e a Cidade Perdida
    Diretor: James Bobin
    Elenco: Isabela Merced, Michael Peña, Eva Longoria
    Trailer
    As Panteras
    As Panteras
    Diretor: Elizabeth Banks
    Elenco: Kristen Stewart, Naomi Scott, Ella Balinska
    Trailer
    Invasão ao Serviço Secreto
    Invasão ao Serviço Secreto
    Diretor: Ric Roman Waugh
    Elenco: Gerard Butler, Morgan Freeman, Lance Reddick
    Trailer
    Ford vs. Ferrari
    Ford vs. Ferrari
    Diretor: James Mangold
    Elenco: Matt Damon, Christian Bale, Caitriona Balfe
    Trailer
    Medo Profundo: O Segundo Ataque
    Medo Profundo: O Segundo Ataque
    Diretor: Johannes Roberts
    Elenco: Sophie Nélisse, Corinne Foxx, Brianne Tju
    Trailer
    Midway - Batalha em Alto Mar
    Midway - Batalha em Alto Mar
    Diretor: Roland Emmerich
    Elenco: Ed Skrein, Patrick Wilson, Woody Harrelson
    Trailer
    Lançamentos da semana
    Filmes mais esperados
    • Velozes & Furiosos 9
      Velozes & Furiosos 9

      de Justin Lin

      com Vin Diesel, Michelle Rodriguez

      Filme - Ação

    • Os Novos Mutantes
    • Avatar 2
    • Frozen 2
    • A Batalha das Correntes
    • Predestinado
    • Mulher-Maravilha 1984
    • Sherlock Holmes 3
    • Os Croods 2
    • O Poderoso Chefinho 2
    Filmes mais esperados
    Back to Top