Minha conta
    Diretor e roteirista iraniano Abbas Kiarostami ganhará mostra retrospectiva no Rio, São Paulo e Brasília

    Mostra terá 28 filmes.

    O cineasta Abbas Kiarostami ganhará uma inédita mostra retrospectiva em três cidades brasileiras, nos CCBBs do Rio de Janeiro (de abril a 9 de maio de 2016), São Paulo (de 20 de abril a 9 de maio) e Brasília (de 4 a 23 de maio).

    Entitulada Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami, a mostra se didica à obra do diretor e roteirista responsável por filmes como Gosto de Cereja (1997), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, e O Vento nos Leverá (1999), vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza.

    Há ainda espaço para sessões de raridades da filmografia do iraniano, como o filme considerado perdido por muitos anos O Relatório (1977); o curta-metragem de estreia do diretor, entitulado O Pão e o Beco (1970); e o primeiro longa-metragem de sua carreira, A Experiência (1973).

    "Detentor de uma capacidade rara na criação da narrativa, Kiarostami nos ensina em seus filmes que, mais importante do que o objetivo final, são os aprendizados do percurso. A mostra é uma oportunidade única de entrar em cada filme, em cada carro que Kiarostami decidiu seguir. É se deliciar com a coexistência de uma brandura e complexidade em suas histórias, com os lindos planos-sequências de paisagens, com delicadeza do seu olhar sobre a sociedade e paisagem iraniana. Será também um momento de reflexão e estudo sobre o cinema do diretor",afirma o curador da mostra, Fábio Savino, em comunicado oficial divulgado à imprensa.

    Títulos como Close-up (1990), E a Vida Continua (1992), Através das Oliveiras (1994), Cópia Fiel (2010) e Um Alguém Apaixonado (2012) também estão inclusos na mostra. Confira a programação completa no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília no site oficial do Centro Cultural Banco do Brasil.

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top