Minha conta
    Governo prepara serviço de streaming dedicado ao cinema brasileiro

    A proposta é que sejam disponibilizados mais de 30 mil títulos.

    Que tal ter disponível um vasto e diversificado material sobre o cinema brasileiro, incluindo filmes antigos e difíceis de serem encontrados? Esta é a proposta do VOD Brasil, projeto atualmente em desenvolvimento pela Secretaria do Audiovisual.

    Segundo o blog do Fernando Rodrigues, o projeto propõe a criação de uma plataforma que esteja disponível não apenas na internet, mas também através de sinal UHF, redes P2P e CDN. Desta forma, será possível que os interessados possam acessar o acervo através da própria televisão, usando um receptor.

    A intenção é que o VOD Brasil, já apelidado de "Netflix brasileira", ofereça cerca de 30 mil títulos, entre material disponibilizado pela Cinemateca Brasileira, conteúdo da rede pública de televisão, filmes de baixo orçamento e de editais, como o DOCTV América Latina. Há ainda a intenção que o sistema promova um intercâmbio de conteúdo entre os países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

    "A ideia é criar uma plataforma pública de vídeo por demanda para devolver esse acervo da memória brasileira para o cidadão, para as escolas e para a rede pública de televisão", afirmou o Secretário do Audiovisual, Paulo Roberto Ribeiro.

    A previsão é que sejam necessários R$ 10 milhões para a implementação do VOD Brasil, que ao menos inicialmente será gratuito. O governo planeja também que 12 milhões de receptores sejam entregues a famílias inscritas no Bolsa Família e no Cadastro Único para Programas Sociais, de forma que o acesso ao VOD Brasil seja permitido após o desligamento do sinal analógico em todo o Brasil.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top