Minha conta
    Animação é coisa séria: 15 filmes infantis com mensagens profundas

    Zootopia chega aos cinemas falando de violência e racismo. Lembre outros filmes que botam as crianças para pensar.

    Em pleno ano de 2016, ainda existem espectadores com preconceito contra animações, dizendo que são histórias infantis sem interesse para os adultos... Tsc, tsc.

    Eles mal sabem que as melhores animações divertem os pequenos enquanto trazem reflexões importantes para o público de todas as idades. A prova disso é o ótimo Zootopia, estreia dessa semana nos cinemas, que discute o racismo e a cultura do medo.

    A Disney é especialista em trazer temas duros às crianças, como o luto (afinal, a maioria dos protagonistas é órfão), a defesa da ecologia, a superação pessoal apesar das dificuldades etc. Mas existem temas muito distintos abordados por histórias infantis. Veja na nossa lista a seguir!

    1. Zootopia - Essa Cidade é o Bicho (2016)

    Temas: Racismo, violência policial, drogas, machismo, abuso de poder, cultura do medo

    Este realmente é um filme especial, que tem sido chamado pela crítica de "a história mais política da Disney". E com razão. A trama da coelha Judy, que sonha em se tornar policial numa sociedade conservadora e preconceituosa, toca diretamente em vários problemas atuais. A animação prega a tolerância e a coragem de buscar novas experiências.

    Assista ao trailer.

    2. Divertida Mente (2015)

    Temas: Depressão, perda das memórias da infância, a importância de também ser triste

    A Pixar se superou com esta história complexa passada dentro da cabeça da garotinha Riley, com os sentimentos nos papéis principais. O filme debate temas raros em histórias infantis, como os pesadelos e os amigos imaginários, ressaltando que todos os sentimentos são importantes para atingir o equilíbrio emocional - mesmo a tristeza e a raiva.

    Assista ao trailer.

    3. Wall-E (2008)

    Temas: destruição da Terra, obesidade, dependência da tecnologia, individualismo

    Um dos filmes mais bonitos e poéticos da Pixar, Wall-E imagina a Terra repleta de lixo, abandonada pelos próprios humanos que a destruíram. Quer uma crítica mais potente que essa? Depois da catástrofe natural, os seres humanos gordos vivem comendo produtos gordurosos, olhando telas o tempo inteiro... Parece familiar?

    Assista ao trailer.

    4. O Gigante de Ferro (1999)

    Temas: Guerra Fria, solidão, famílias uniparentais, abuso de poder

    Esta bela metáfora pacifista, que tem fãs incondicionais na redação do AdoroCinema, apresenta um garotinho solitário criado apenas pela mãe. Ele descobre um verdadeiro amigo através da figura do Gigante de Ferro, vindo de outro planeta. A mãe, preocupada, avisa as autoridades. Passada na época da Guerra Fria, a história defende a convivência entre as diferenças.

    Assista ao trailer.

    5. O Menino e o Mundo (2015)

    Temas: abandono familiar, pobreza, ditadura militar, exploração no trabalho

    Dizer que este é um "filme infantil" pode ser questionável pela quantidade de temas complexos abordados pelo diretor Alê Abreu. Quando é abandonado pelo pai, o garoto do título decide procurar por ele na cidade grande, onde fica perdido entre os carros, usinas, favelas, tanques militares e outras estruturas das grandes cidades. A história busca transmitir um pouco de afeto numa sociedade individualista e marcada por desigualdades profundas.

    Assista ao trailer.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top